Aliança bombástica: Intel e NVIDIA se unem para criar CPUs com gráficos RTX
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A indústria de hardware foi pega de surpresa com um anúncio inusitado. NVIDIA e Intel se uniram em uma parceria que visa a produção de CPUs do Time Azul equipados com núcleos gráficos da líder mundial em GPUs. Essa é uma movimentação estratégica para bater de frente com a liderança da AMD em APUs há vários anos. Essa parceria vai além e envolve outros acordos.
- Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
A novidade, que não tem prazo para chegar, está sendo chamada de "SoCs x86 RTX" e tem como objetivo mesclar chiplets de GPUs RTX da NVIDIA com a estrutura de CPU da Intel. Esses produtos serão voltados para PCs, "atendendo à demanda por integração de CPUs e GPUs de nível mundial".
Ou seja, ambas as empresas trabalham para criarem processadores Intel Core com gráficos integrados de altíssimo nível, já que estamos falando da NVIDIA. Mesmo com a adoção das tecnologias do Time Verde, o Time Azul deixou claro, em resposta às indagações do WCCFtech, que "a colaboração é complementar ao roadmap da Intel e a empresa continuará a ter ofertas GPUs dedicadas". Com a afirmação, a fabricante garante que ainda veremos placas de vídeo da família ARC chegando ao mercado.
Parceria envolve chips de IA e investimento bilionário
Além dessa novidade que é interessante para os consumidores, principalmente PC gamers, existe um outro lado dessa parceria. A Intel ficará responsável por criar processadores x86 para a NVIDIA, que integrará esses produtos à suas plataformas de IA, oferecendo-os aos seus clientes. Além disso, a NVIDIA se tornou uma grande acionista da Intel, investindo US$ 5 bilhões em ações da compahia.
Sobre essa parceria, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, disse:
"A IA está impulsionando uma nova revolução industrial e reinventando todas as camadas da computação — do silício aos sistemas e ao software. No centro dessa reinvenção está a arquitetura CUDA da NVIDIA. Esta colaboração histórica une fortemente a IA e stack de computação acelerada da NVIDIA com as CPUs da Intel e o vasto ecossistema x86 — uma fusão de duas plataformas de classe mundial. Juntos, expandiremos nossos ecossistemas e estabeleceremos as bases para a próxima era da computação".
Já Lip-Bu Tan, CEO da Intel, disse que sua "arquitetura x86 tem sido fundamental para a computação moderna há décadas". "Agradecemos a confiança que Jensen e a equipe da NVIDIA depositaram em nós com seu investimento e estamos ansiosos pelo trabalho que temos pela frente", adiciona.
Veja mais do CTUP:
- Vale a pena comprar CPU Intel Core i5 em 2025?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX