Adeus, Wi-Fi 7? Broadcom revela primeiros chips para o Wi-Fi 8
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Enquanto o Wi-Fi 7 ainda não é desfrutado por uma parcela dos usuários que não tem hardware moderno, a Broadcom está revelando os primeiros chips do mundo para o padrão Wi-Fi 8. O foco não é apenas em mais velocidade, mas também na grande promessa de criar uma rede mais inteligente, confiável e de baixa latência, projetada especificamente para atender às demandas da era da inteligência artificial.
-
5 principais diferenças entre Wi-Fi 7 e Wi-Fi 6
- 6 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi em casa
A mudança de foco acontece porque a forma como usamos a internet está mudando. Com a IA se movendo da nuvem para os nossos dispositivos do dia a dia, a rede precisa lidar com um fluxo constante de dados nos dois sentidos. Tarefas como conversar com assistentes de voz, fazer uploads de vídeos em alta resolução e interações em tempo real com aplicações de IA exigem uma conexão com baixa latência e, principalmente, uma grande capacidade de envio de dados, algo que os padrões anteriores não priorizavam.
Chips Wi-Fi 8 da Broadcom já foram enviados aos parceiros
É aqui que a inteligência do Wi-Fi 8 entra em jogo. Os novos chips da Broadcom vêm com uma "engine de telemetria" acelerado por hardware. De forma simplificada, o próprio roteador passa a coletar dados em tempo real sobre o desempenho da rede, o comportamento dos dispositivos e as condições do ambiente. Essas informações podem ser usadas por modelos de IA para otimizar a conexão automaticamente, melhorar a segurança ao detectar anomalias e até prever a necessidade de manutenção.
Além da inteligência, o Wi-Fi 8 traz uma série de melhorias técnicas. Roteadores poderão "conversar" entre si para reduzir a interferência e direcionar o sinal de forma mais eficiente para os dispositivos. A tecnologia também permitirá desviar de canais congestionados e alocar a largura de banda em tempo real, garantindo uma conexão mais estável. O alcance do sinal também foi aprimorado, assim como a transição entre diferentes pontos de acesso, que se tornará mais fluida.
Para acelerar a adoção do novo padrão, a Broadcom não apenas lançará seus próprios chips para roteadores residenciais, corporativos e dispositivos móveis (smartphones, notebooks, etc.), mas também licenciará sua tecnologia para que outras empresas possam criar seus próprios chips Wi-Fi 8. Os novos componentes já estão sendo enviados para parceiros selecionados, o que significa que os primeiros produtos com a nova tecnologia devem começar a aparecer no mercado em breve.
Veja mais do CTUP:
- Tem como se conectar ao Wi-Fi sem saber a senha?
- 5 motivos para você desligar o WiFi do seu celular antes de sair de casa
- WiFi 2,4 e 5 GHz? Saiba a diferença e qual é melhor usar em cada aparelho
Fonte: Broadcom