Publicidade

ADATA lança SSDs portáteis compatíveis com celulares

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
ADATA/Divulgação
ADATA/Divulgação

A ADATA está trazendo para o Brasil dois modelos de SSDs portáteis projetados para transformar a experiência de uso de smartphones, tablets, consoles e outros dispositivos móveis. A fabricante especializada em soluções de armazenamento e memórias acaba de lançar o ADATA SE880 e SD810, com armazenamento de até 4 TB, velocidades de até 2000 MB/s e suporte para qualquer aparelho com porta USB-C.

O Canaltech teve a oportunidade de conversar com Thiago Tieri, Gerente de Marketing da ADATA/XPG no Brasil, que explicou um pouco mais sobre a proposta dos novos produtos:

“SSDs utilizam memória flash para armazenar dados, o que permite acesso e transferência de informações de maneira muito mais rápida que os HDDs, que dependem de partes móveis. Em um celular, isso se traduz em tempos de inicialização mais rápida, aplicativos que abrem quase que instantaneamente e uma navegação geral mais fluida. A diferença é especialmente notável em tarefas que exigem leitura e escrita intensiva de dados, como jogos, edição de vídeos e multitarefa” afirma Thiago Tieri, Gerente de Marketing da ADATA/XPG”.

Expansão de armazenamento sem cartões SD

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os slots de cartão microSD já são bastante conhecidos e estão presentes inclusive em consoles portáteis como o Nintendo Switch e o ASUS ROG Ally. Contudo, muitos modelos mais novos de smartphones estão apostando apenas em oferecer mais armazenamento interno e eliminar os slots de cartão, principalmente nos aparelhos topo de linha.

Em compensação, justamente por se tratarem de dispositivos extremamente completos e competentes, é comum trazerem câmeras de altíssima resolução, excelente desempenho em jogos e telas poderosas para consumir conteúdos multimídia.

Sendo assim, celulares com 256 GB já começam a sofrer com arquivos de imagens, vídeos e games cada vez maiores, tendo o armazenamento interno ocupado rapidamente. Além disso, mesmo quando o leitor de cartão está presente, suas velocidades de leitura raramente passam de 100 MB/s.

Mais jogos com mais desempeho

É justamente para atender essa demanda que a ADATA está trazendo os SE880 e SD810 para o Brasil. Os SSDs trazem conexão USB-C 3.2 Gen2 x2 de altíssima velocidade, entregando taxas de leitura e escrita entre 1000 MB/s e 2000 MB/s, dependendo do celular.

“O setor de games mobile realmente está em constante crescimento, gerando receitas significativas anualmente. Nossos SSDs SE880 e SD810 são projetados para oferecer desempenho superior e confiabilidade tanto para PCs e consoles quanto para smartphones. Ambos são certificados para instalação e execução de jogos em smartphones que suportam armazenamento externo via USB-C. Esses modelos oferecem velocidade e capacidade que atendem às demandas dos jogos modernos, proporcionando uma experiência de jogo fluida e rápida”, explica Thiago Tieri, Gerente de Marketing da ADATA/XPG
Continua após a publicidade

Com isso, é possível instalar e rodar jogos pesados e grandes, como Genshin Impact, Fortnite, e Diablo Immortal, com tempos de carregamento ainda menores que os da memória interna dos aparelhos.

Certificados para aplicações profissionais

Outra questão importante é que o número de usuários que trabalham com produção de conteúdo digital também está crescendo rapidamente, gerando um enorme volume de imagens e vídeos de altíssima qualidade. O problema é que quanto maior a qualidade, maior o tamanho dos arquivos, sendo inviável realizar o backup para a nuvem sem uma boa conexão de rede, e praticamente impossível nos dados móveis.

Continua após a publicidade
“Reconhecemos que, além dos games, os arquivos de fotos, vídeos e áudios estão crescendo em tamanho, especialmente com a popularização de conteúdos em alta resolução. ADATA já identificou esse aumento na demanda e, por isso, disponibilizamos no mercado nacional os SSDs SE880 e SD810 com opções de armazenamento de 2 TB e 4 TB”, anunciou Thiago Tieri, Gerente de Marketing da ADATA/XPG

Com os SSDs externos, é possível realizar a transferência do smartphone ou câmera profissional de arquivos gigantescos em segundos, e ainda editá-los diretamente do SSD, sem sequer precisar copiá-los para o PC. 

Detalhes dos SE880 e SD810

Ambos os SSD externos trazem opções de armazenamento de 500 GB a até 4 TB, e suporte a conexão USB 3.2 Gen2 x2 com velocidade de até 2000 MB/s. A principal diferença entre os dois dispositivos está no chassi, com o SD810 trazendo um revestimento mais robusto, com resistência a poeira, partículas sólidas, água e quedas, ideal para profissionais que pretendem utilizá-los em áreas externas.

Continua após a publicidade

As taxas de transferência podem variar, no entanto, dependendo do modelo de smartphone, PC ou console. A maioria dos aparelhos traz apenas porta USB 3.2 de uma via de comunicação bidirecional, mas ainda assim consegue entregar até 1000 MB/s com facilidade.

Ainda assim, essa velocidade é relativamente superior à de memórias internas e promete revolucionar a experiência de uso de smartphones, além de ser a solução ideal para consoles como o ROG Ally, ou o próprio XPG Nia, apresentado pela ADATA na Computex 2024.