Tudo que você precisa saber sobre a memória RAM do seu computador

Por Redação
photo_camera Foto: Divulgação

Muitas pessoas prezam pela memória RAM na hora de comprar um computador, mas poucos sabem qual é a sua função na máquina. A especificação é uma das mais cruciais do hardware de um dispositivo, mas também é muito fácil de entendê-la.

A memória RAM, basicamente, é o que vai determinar o que o seu computador vai ser capaz de rodar, ou seja, se ela for baixa, ela pode até funcionar com eficiência naquele editor de imagens básico, mas um editor de vídeo ou alguns jogos mais modernos precisarão ser deixados de lado.

O site Make Use Of esclarece algumas outras dúvidas sobre memória RAM, veja quais são:

O que é RAM?

RAM significa "random access memory", ou em português "memória de acesso aleatório". Ela funciona como um armazenamento de dados que permite com que arquivos sejam escritos e lidos em curto prazo, não importando em qual ordem individual as entradas estão sendo acessadas.

Existem alternativas de armazenamento de dados, discos rígidos e discos que podem não coincidir com esta velocidade por razões que envolvem limitações físicas e mecânicas. A memória RAM vai permitir que o seu computador tenha acesso imediato aos dados que ele deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta.

São dois tipos diferentes de RAM que podem ser encontrados: o estático e o dinâmico. O DRAM, dinâmico, oferece tempos de acesso de cerca de 60 nanossegundos, enquando o SRAM, estático, pode oferecer 10 nanossegundos. O DRAM é o mais utilizado por ser o mais barato.

Como descobrir o quanto de memória RAM existe em seu computador

Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone "Computador", como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em "Propriedades".

Memória RAM

Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.

Como aproveitar o máximo de sua memória RAM

Uma vez sabendo como verificar dados da sua memória RAM, o usuário agora pode sempre conferir se a máquina está usando toda a potência dela. Quem quiser aumentar a memória, precisa saber que existem variadas maneiras e um método certo para cada caso. Tudo vai depender das características do software executado no sistema, assim como o seu nível de experiência com configuração de computadores.

Um jeito simples de dar um "impulso" à sua RAM é usando ferramentas como o ReadyBoost. O programa já acompanha o sistema operacional da Microsoft desde o Windows Vista e pode ser usado com a ajuda de um pen drive, usando a sua memória como um adicional. Ele não é tão efetivo quanto comprar uma memória RAM de fato, mas é uma alternativa fácil e rápida, principalmente se o computador em questão for muito lento.

Memória RAM

Outra maneira é usar o Gerenciador de Tarefas do computador para monitorar quais programas estão abertos e o quanto eles estão consumindo. Para acessar, use o comando Ctrl + Alt + Del e clique em "Gerenciador de Tarefas". A aba a ser utilizada é a "Processos". Se você observar que um programa está aberto, consumindo memória e não sendo utilizado, basta clicar com o botão direito e escolher "Finalizar processo". Mas tome cuidado, feche apenas programas que você sabe quais são, senão pode acabar finalizando serviços comuns do Windows e comprometer o funcionamento do seu sistema operacional.

Quanto de memória RAM você precisa?

Como cada vez mais vamos adicionando novos programas no computador, a sensação é de que ele sempre precisa de mais memória. Verifique os requisitos de cada um deles para ter a certeza de que ele vai ser capaz de fazer o que você precisa.

Um computador com 4GB de memória RAM é bom, mas não espere que ele seja capaz de executar softwares de alta intensidade, ou ter vários programas abertos ao mesmo tempo.

Computadores com 8GB de memória RAM seriam os essenciais, pois o seu desempenho é o suficiente para manter o seu computador sempre "fresco". Mas para os gamers e editores de vídeo, a necessidade aumenta, então a possibilidade de um computador com menos de 16GB está praticamente descartada.