Itautec ST4273, o desktop voltado para pequenas empresas e home-office

Por Pedro Cipoli

Quem precisa de um computador para trabalhar, está tão preocupado com a qualidade dos componentes quanto com a configuração da máquina, escolhendo modelos que consigam executar todas as tarefas do dia-a-dia sem sofrer travamentos ou apresentar problemas. Para esse grupo de consumidores, os modelos corporativos se destacam como melhores opções. Além disso, como é voltado para quem passa longas horas na frente da tela, eles também não devem emitir ruídos quando estiverem sobre grandes cargas de processamento, assim como não podem ocupar muito espaço em cima da mesa.

Padrões exigentes, certo? Afinal não estamos falando de um modelo para utilizar nas horas vagas e sim de algo que vamos ter a certeza de estar funcionando sempre que sentamos para trabalhar. O Itautec ST4273 é um desses. Trata-se de um desktop compacto voltado para pequenas e médias empresas ou para quem trabalha de home-office. O pacote inclui o computador, teclado, mouse e mouse pad - o usuário precisa apenas adquirir um monitor separadamente para instalar e começar a trabalhar.

Mesmo sendo menor do que um desktop convencional, conexões não faltam: 4 saídas de vídeo (HDMI, DVI, DisplayPort e VGA), 10 portas USB, sendo duas portas USB 3.0 e 2 frontais, seis conectores de áudio programáveis na traseira mais conexão de fone e microfone no painel frontal, conexão RJ-45 para internet, conexão PS/2 para mouse e teclado, saída de áudio digital SPDIF, duas portas seriais e conexão para a impressora. Toda essa variedade é suficiente para ser compatível com qualquer tipo de dispositivo.

A performance é tudo o que podemos esperar da combinação de um processador Intel Core i5 de terceira geração, 4 GB de memória RAM e gráficos Intel HD 4000: o suficiente para trabalhar com velocidade em edição de textos e planilhas, editar imagens e ver um vídeo ou outro no Youtube, mas não exija edição de vídeos. Essa configuração é suficiente para alcançar 2973 pontos no PCMark 7, com destaques para "Computação" e "Criatividade" (entenda como funcionam os scores do PCMark 7). Um disco rígido de 500 GB completa o conjunto.

Como se trata de um modelo corporativo, o processador traz também as tecnologias embarcadas da Intel:

  • vPro: conjunto de tecnologias de hardware que auxilia determinados recursos do computador, como acesso remoto (independentemente do Sistema Operacional ou se a máquina está ligada ou não) e segurança via hardware;
  • Trusted Plataform Module (TPM): coprocessador responsável pelas requisições relacionadas à criptografia, aumentando a segurança e velocidade de todos os processos que a utilizam.

Com já explicamos, computadores voltados para uso profissional devem ter componentes que suportem uma alta carga de processamento durante bastante tempo, por isso, abrimos o Itautec ST4273 para confirmar a qualidade da construção. Encontramos capacitores sólidos japoneses, o disco rígido separado e um isolamento do calor gerado pelo processador, características fundamentais de uma máquina feita para durar por vários anos.

Interior Itautec ST4372 01
Interior Itautec ST4372 02
Interior Itautec ST4372 03

Em relação aos acessórios, tanto o teclado quanto o mouse ficaram abaixo do esperado. O teclado é bastante desconfortável para digitações prolongadas e possui baixa ergonomia, não sendo recomendado para quem costuma trabalhar com bastante digitação. O mouse, embora seja de LED, é bastante básico e não indicado para monitores de alta resolução por ter 800 DPI. Quem estiver interessado em adquirir o Itautec ST4273 deve considerar seriamente um conjunto de teclado e mouse com um melhor desempenho.

Conclusão

O modelo que testamos tem um preço sugerido de R$ 1799, que pode variar dependendo da configuração escolhida. É uma boa opção para pequenas e médias empresas ou até para quem precisa de uma máquina para trabalhar de Home Office, mas o Itautec ST4273 peca por trazer um teclado e mouse com ergonomia bastante abaixo da média. Esperávamos pelo menos um teclado mais voltado para quem digita por longos períodos de tempo.

A ausência de um monitor, mesmo que um modelo básico, também é um ponto negativo, assim como a versão do Windows 7 pré-instalada. O ideal seria equipar o ST4273 com o Windows 8 e 8 GB de memória em vez de oferecer teclado e mouse, melhorando a performance geral já que os gráficos compartilham a memória principal, ficando a cargo do usuário adquirir um conjunto de periféricos que mais lhe agradasse.

Vantagens

  • Preço dentro de esperado pela configuração e qualidade dos componentes
  • Grande quantidade de conexões no painel traseiro
  • Baixo nível de ruído mesmo ao rodar os testes de desempenho

Desvantagens

  • Teclado e mouse abaixo do esperado para o público-alvo
  • Ausência de monitor para completar o conjunto
  • Sistema operacional Windows 7, mesmo com o Windows 8 no mercado há algum tempo