Samsung confirma vazamento de dados de usuários no Reino Unido
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Após notícias terem apontado para um vazamento de dados de usuários da Samsung no Reino Unido, a marca deu as primeiras declarações oficiais em relação ao caso. Por meio de uma notificação, a empresa alertou alguns consumidores sobre a situação.
- Brasil é o terceiro país mais atingido em vazamento de dados do ChatGPT
- Saiba como proteger dados e evitar prejuízos com vazamentos
Em geral, o vazamento afetou pessoas que possuem contas na loja da Samsung no Reino Unido, que tenham feito compras entre as datas de 1º de julho de 2019, e 30 de junho de 2020.
Usuários com contas de outros locais não parecem ter sido afetados pelo problema, assim como as pessoas que não adquiriram nada durante o período citado.
A mensagem indica que os dados afetados podem incluir nomes, números de telefones, endereços físicos e endereços de email. Contudo, a Samsung fez questão de ressaltar que o vazamento não entregou dados como senhas e informações financeiras.
A Samsung indicou que um “indivíduo não autorizado explorou uma vulnerabilidade em um aplicativo de terceiros”, mas não deu mais detalhes sobre quais foram os motivos e falhas que causaram o vazamento.
Em resposta ao portal Bleeping Computer, a empresa afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para entender o problema, além de ter comunicado o Gabinete do Comissário para a Informação do Reino Unido.
A mensagem completa da Samsung pode ser conferida abaixo:
"Caro Consumidor Valioso Na Samsung Electronics (UK) Limited, a segurança tem alta prioridade. Estamos enviando um email para informá-lo que nós descobrimos recentemente um incidente de cibersegurança que afetou algumas de suas informações pessoais. O que aconteceu? Em 13 de novembro de 2023, foi determinado que um indivíduo não autorizado explorou uma vulnerabilidade em um aplicativo de negócios de terceiros que usamos, e algumas informações pessoais de certos consumidores que fizeram compras no eCommerce do SEUK entre 1º de julho de 2019 e 30 de junho de 2020 foram afetadas. Quais informações foram envolvidas? Baseados em nossas investigações, nós identificamos que os dados afetados podem ter incluido seu nome, número de telefone, endereço [físico] e endereço de email. Queremos garantir que o problema não teve impacto na sua senha ou informações financeiras."
Não é a primeira vez que a Samsung sofre com um vazamento de dados, já que em 2022 uma falha resultou na exposição de 190 GB de informações confidenciais da marca — incluindo códigos-fonte e detalhes de tecnologias dos smartphones da empresa.
Fonte: Bleeping Computer