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10 milhões de brasileiros têm dados vazados todos os meses

Por  • Editado por Wallace Moté | 

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Elements/mstandret
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Todos os meses, cerca de 10 milhões de brasileiros têm dados como logins e senhas expostos na Internet. O número mostra um crescimento vertiginoso, de mais de 60%, em relação ao que foi registrado no ano passado, quando a média era de aproximadamente seis milhões de exposições de credenciais por mês.

Os números são da empresa de segurança Apura Cyber Intelligence e mostram o interesse crescente dos cibercriminosos nas informações de brasileiros. Apenas para se ter uma noção, 2022 fechou com 72 milhões de credenciais de brasileiros vazadas; até o final de abril de 2023, entretanto, esse total já era de 39,5 milhões. O total é equivalente às populações das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) somadas.

Os especialistas apontam dois principais motivos para esse aumento no comprometimento de credenciais: os comportamentos inadequados de usuários, que não cuidam da própria higiene cibernética, e as vulnerabilidades de segurança que geram a exposição de dados corporativos. Do outro lado, fraudes online, ataques cibernéticos e vazamentos se tornam uma realidade preocupante para estes dois grupos.

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A Apura também cita a disseminação cada vez maior de vírus ladrões de dados, que aumentam a vulnerabilidade das contas, principalmente, de usuários que compartilham senhas em mais de um serviço. Quando um é vazado, todos os outros acabam ficando em perigo, com os cibercriminosos tendo acesso direto a redes sociais, e-mails e até apps bancários.

“Segurança online é uma responsabilidade compartilhada. Os usuários também devem desempenhar papel ativo na proteção de suas informações, adotando boas práticas de segurança”, afirma Frank Vieira, diretor de pesquisas da Apura e responsável pela plataforma de monitoramento BTTng, responsável pelo levantamento dos dados.

Como evitar vazamento de dados?

Enquanto os usuários não podem fazer muita coisa para evitar que suas informações sejam vazadas de uma plataforma empresarial, medidas de proteção ajudam a minimizar os danos. Além de usar senhas únicas e exclusivas para cada cadastro e serviço, os usuários também devem prestar atenção nos sites em que se registram, além de manter sistemas operacionais e apps sempre atualizados. Antivírus e outras ferramentas de segurança também ajudam a identificar o acesso a sites suspeitos ou a presença de vírus.

Ao detectar um comprometimento, é importante trocar senhas e prestar atenção em acessos indevidos, principalmente a contas mais sensíveis como as de serviços financeiros, e-mails, mensageiros e redes sociais. Plataformas online como a Have I Been Pwned, por exemplo, ajudam a localizar vazamentos e indicar perfis que podem estar em risco.