Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perfis do DJ Alok no YouTube e Twitter foram hackeados na tarde de hoje (27)

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Agosto de 2021 às 17h34

Link copiado!

Reprodução/Alok
Reprodução/Alok

*Atualizado às 19h15 desta sexta-feira (27), com as respostas do YouTube e do Twitter.

As páginas de YouTube e Twitter do DJ brasileiro Alok foram hackeados na tarde desta sexta-feira (27). Houve uma mudança de comportamento dos dois perfis. A conta do YouTube postou um vídeo sobre como ganhar criptomoedas, com o título "CARDANO ADA - GET READY FOR NEW BULL RUN! CARDANO NFT PROJECTS KEY ADVANTAGES". A área principal também estava em branco, e apenas cinco vídeos constavam no canal, que conta com 6,14 milhões de inscritos.

A Cardano é uma plataforma de blockchain e Ada é o nome de sua criptomoeda. A tradução do título do incomum vídeo seria algo como "Cardano Ada - Esteja pronto para a nova corrida de touros [jargão para mercados em crescimento rápido]! Projetos em Cardano NFT (sigla para token não-fungível), principais vantagens".

Continua após a publicidade

O vídeo foi visto por poucos minutos na página de Alok, mas já foi retirado. Por um tempo, a imagem de avatar da página também ficou em branco, restando apenas o "A" de Alok; um procedimento padrão do YouTube quando o usuário ainda não colocou material gráfico ou apagou a anterior sem substitui-la.

Além disso, a conta de Twitter de Alok postou um tuíte dizendo: "The most legendary event from Elon Musk has started. I prepared for it for a long time :) Come??", seguido de um link — a tradução livre seria "O mais lendário evento de Elon Musk começou. Estou preparado para isso há bastante tempo :) Vamos??". A reportagem tentou realizar uma captura de tela, mas a postagem já havia sido apagada — antes disso, estava neste link.

Às 17h33, Alok tuitou novamente para informar que obteve novamente o controle dos perfis. "Invadiram as minhas contas e um bot publicou um site que pode ser malicioso. Evitem acessos em sites estranhos publicados recentementes por alguma conta minha. Tudo está normalizado agora. ;)". Além disso, os demais vídeos da sua conta no YouTube foram restaurados.

Continua após a publicidade

Posicionamento do YouTube e do Twitter

O Canaltech entrou em contato com o YouTube e o Twitter sobre o assunto, e ambas as empresas deram respostas, digamos, evasivas.

Continua após a publicidade

A assessoria nacional do YouTube emitiu o seguinte comunicado: "Checamos por aqui e não houve nenhuma ação por parte do YouTube no canal do Alok. Recomendamos que vocês chequem a informação diretamente com o artista ou sua gravadora".

Já a assessoria do Twitter se limitou a dizer que ainda vai trabalhar mais na apuração antes de se posicionar.