Receita abriu nesta quinta (8) consulta para terceiro lote de restituição do IR

Por Rafael Rodrigues da Silva | 08 de Agosto de 2019 às 17h45
Divulgação
Tudo sobre

Receita Federal

Saiba tudo sobre Receita Federal

Ver mais

A partir desta quinta-feira (8), os contribuintes poderão consultar se estão contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). A consulta pode ser feito no próprio site da Receita Federal, ou então entrando em contato com o Receitafone, ligando para o número 146.

Quem preferir acessar pelo site, é só fazer login no Portal e-CAC e acessar o extrato da declaração. Além de ver se faz parte do grupo incluso na terceira rodada de de restituições, também é possível ver que há qualquer inconsistência na declaração e fazer a autorregularização com a entrega de declaração retificadora. Além disso, também é possível baixar o aplicativo Pessoa Física (disponível para Android e iOS) da Receita Federal, e verificar nele o status da restituição do IR e a situação cadastral do CPF.

O valor da restituição será liberado a partir de sexta-feira (9) e ficará disponível para saque no banco durante o período de um ano. Após isso, caso queira fazer a retirada, será obrigatório o preenchimento de formulário eletrônico para pagamento de restituição que pode ser acessado diretamente no e-CAC.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Neste terceiro lote de restituições, serão liberados créditos bancários quase 3 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 3,8 bilhões. Deste valor, cerca de R$300 milhões são para contribuintes que possuem prioridade na restituição, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física e professores.

Caso o contribuinte faça o pedido da restituição mas o valor não seja creditado em conta, é possível entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco para descobrir o que aconteceu com o depósito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.