Receita abriu nesta quinta (8) consulta para terceiro lote de restituição do IR

Receita abriu nesta quinta (8) consulta para terceiro lote de restituição do IR

Por Rafael Rodrigues da Silva | 08 de Agosto de 2019 às 17h45
Divulgação

A partir desta quinta-feira (8), os contribuintes poderão consultar se estão contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). A consulta pode ser feito no próprio site da Receita Federal, ou então entrando em contato com o Receitafone, ligando para o número 146.

Quem preferir acessar pelo site, é só fazer login no Portal e-CAC e acessar o extrato da declaração. Além de ver se faz parte do grupo incluso na terceira rodada de de restituições, também é possível ver que há qualquer inconsistência na declaração e fazer a autorregularização com a entrega de declaração retificadora. Além disso, também é possível baixar o aplicativo Pessoa Física (disponível para Android e iOS) da Receita Federal, e verificar nele o status da restituição do IR e a situação cadastral do CPF.

O valor da restituição será liberado a partir de sexta-feira (9) e ficará disponível para saque no banco durante o período de um ano. Após isso, caso queira fazer a retirada, será obrigatório o preenchimento de formulário eletrônico para pagamento de restituição que pode ser acessado diretamente no e-CAC.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Neste terceiro lote de restituições, serão liberados créditos bancários quase 3 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 3,8 bilhões. Deste valor, cerca de R$300 milhões são para contribuintes que possuem prioridade na restituição, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física e professores.

Caso o contribuinte faça o pedido da restituição mas o valor não seja creditado em conta, é possível entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco para descobrir o que aconteceu com o depósito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.