Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores se candidatam nas eleições 2018 para formar "bancada científica"

Por| 02 de Agosto de 2018 às 16h48

Link copiado!

Pesquisadores se candidatam nas eleições 2018 para formar "bancada científica"
Pesquisadores se candidatam nas eleições 2018 para formar "bancada científica"

De 2016 para cá, os orçamentos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) têm minguado. Se em 2010 o investimento total com o financiamento tecnológico no Brasil foi de R$ 10 bilhões, atualizados pela inflação, o valor aprovado em lei orçamentária pra 2018 não passou dos R$ 3,4 bilhões, causando preocupação nos cientistas e pesquisadores brasileiros e chegando a chamar atenção da mídia internacional. 

Em 2016, quando Michel Temer assumiu o governo, o MCTIC foi fundido ao Ministério das Comunicações, o que fez com que a comunidade científica entendesse que não era uma prioridade para o presidente investir em tecnologia e pesquisa.

Com a pesquisa científica sendo cada vez mais empurrada para o financiamento de empresas privadas durante a ausência do Estado, um projeto político surgiu com intuito de dar voz aos próprios pesquisadores no sistema governamental: o projeto Cientistas Engajados pretende se tornar a primeira bancada científica do país. Reunindo mais de 110 profissionais de universidades brasileiras e estrangeiras, o grupo pretende defender os interesses dos cientistas diretamente nos plenários e fomentar ações para que a população entenda a importância dos orçamentos voltados para o avanço da ciência no país.

Há dois pré-candidatos do grupo já prontos para concorrer nas eleições de 2018: Mariana Moura, doutoranda da USP no Instituto de Energia e Ambiente (IEE), que é candidata a deputada estadual por São Paulo pelo Partido Pátria Livre (PPL), legenda da qual é membro fundadora; e Walter Neves, geneticista e professor titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, candidato a deputado federal em 2018 também pelo Partido Pátria Livre (PPL).

Continua após a publicidade

Walter Neves foi um dos responsáveis pelo estudo de Luzia, o esqueleto humano mais antigo encontrado nas Américas, e tem forte atuação na comunidade acadêmica que integra. Questionado sobre o que o levou a desejar a candidatura ao governo, Neves afirmou: "Por uma razão muito simples: não consigo mais conviver, entre outras coisas, com as gritantes desigualdades sociais do país". Além da desigualdade, as principais propostas de Neves são o aumento orçamentário para o avanço científico no Brasil e proteção aos pesquisadores e instituições públicas de ensino.

Fonte: Vice