Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PIX: EUA, Canadá e Colômbia desenvolvem métodos de pagamento similares

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Setembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Pexels/cottonbro
Pexels/cottonbro

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou que os testes de seu novo método de pagamento serão iniciados neste mês de setembro. O FedNow é similar ao Pix e visa revolucionar as transferências norte-americanas.

Segundo o vice-presidente do Fed, Lael Brainard, a previsão é que o recurso seja lançado entre maio e julho de 2023. O projeto-piloto conta com a participação de mais de 120 bancos e promete que o FedNow estará disponível em instituições financeiras de todos os tipos e tamanhos, conectando famílias e empresas.

“A disponibilidade imediata de dinheiro pode ser especialmente importante para famílias que administram suas finanças de salário em salário ou pequenas empresas com restrições de fluxo de caixa”, afirma Brainard.

Continua após a publicidade

No entanto, o BC norte-americano não revelou expectativas para o método de pagamento instantâneo. Para o vice-presidente, o número de pessoas que serão alcançadas pelo FedNow dependerá da adesão das provedoras de serviços financeiros no país.

O "Pix norte-americano" funcionará 24 horas durante sete dias da semana, assim como o método de pagamento brasileiro.

Canadá e Colômbia se inspiram no sucesso do Pix

Continua após a publicidade

No Brasil, o Pix está próximo de bater a marca recorde de R$ 1 trilhão de transações realizadas em um único mês. Operado por mais de 770 instituições, segundo o Banco Central, a facilidade de mandar e receber dinheiro, e a isenção de taxas foram os responsáveis pela alta adesão no país.

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), organização internacional responsável por supervisionar os bancos centrais, elogiou o Pix e destacou que a ferramenta conseguiu alcançar "os menores custos e a maior inclusão financeira".

O elogio despertou interesse em outros países, como é o caso da Colômbia e Canadá. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diz que o Pix está dando seus primeiros passos internacionais: "Eu tenho conversado bastante com o banqueiro central da Colômbia (Leonardo Villar). Ele me diz que querem fazer igual”, afirmou ele. Neste mesmo evento, ele mencionou o interesse do Canadá na ferramenta.

Fonte: CNN