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Golpe do falso atendimento usa SMS e suposta liberação de crédito

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Setembro de 2022 às 14h20

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Jonas Leupe/Unsplash
Jonas Leupe/Unsplash

Os nomes dos principais bancos do Brasil estão sendo usados em uma campanha de golpes do falso atendimento, que fala na suposta liberação de crédito ou dependência de autorizações para transferências via Pix para roubar dados. Por SMS, os cidadãos são induzidos a entrar em contato com uma central de atendimento, mas fala diretamente com os bandidos.

É mais uma variação de um golpe já conhecido, mas que segue fazendo vítimas por todo o país. Os valores, sempre, são altos, na faixa dos milhares de reais em crédito não solicitado ou transferências desconhecidas, o que acaba acendendo um sinal de alerta e aumentando a possibilidade de quem recebe entrar em contato com a falsa central de atendimento.

No telefone, os criminosos usam engenharia social e se identificam como representantes do banco citado na mensagem — mas só depois que o usuário indica qual é. Na sequência, solicitam dados pessoais, informações de cartão de crédito e até códigos de verificação do WhatsApp, todos elementos que, mais tarde, podem ser usados para a realização de novas fraudes.

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Chama a atenção, e contribui para a aparência de legitimidade do golpe, o uso de um número 0800 e também de um sistema de distribuição de SMS para entrega das mensagens. O meio, também, costuma ser usado por bancos em validações e informes, o que aumenta a possibilidade de o usuário cair.

Como evitar o golpe do falso atendimento

A atenção é o principal caminho. Antes de telefonar para o número indicado na mensagem, verifique se ele efetivamente corresponde à central de atendimento de seu banco. Vale a pena, também, conferir se há realmente uma proposta de crédito aberta em seu nome, por meio do aplicativo, ou demais pendências alegadas pela mensagem.

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Bancos e instituições financeiras jamais pedem dados sensíveis, senhas ou informações completas do cartão de crédito, como data de validade ou código de segurança. Dígitos de verificação que chegam pelo celular também não são solicitados e jamais devem ser passados a terceiros; o ideal é desligar o telefone e buscar o atendimento legítimo ao menor sinal de fraude.