Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Laptop de presidente da Câmara dos EUA foi roubado durante invasão ao Capitólio

Por| 18 de Janeiro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Reprodução/Exame
Reprodução/Exame

A violenta invasão ao Capitólio dos Estados Unidos no início deste mês de janeiro culminou na morte de cinco pessoas e na prisão de vários protestantes — porém, os desdobramentos do incidente ainda podem se alongar. De acordo com um depoimento publicado pelo FBI, uma das pessoas envolvidas na invasão, identificada como Riley June Williams, teria roubado o laptop de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.

Riley teria sido identificada em diversas filmagens da invasão, conduzindo outros manifestantes até a sala da democrata, que é a segunda na linha de sucessão à presidência, ficando atrás apenas do vice-presidente. Seu ex-namorado teria declarado às autoridades que, de fato, ela teria comentado suas intenções de roubar o notebook e repassá-lo ao Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia.

O roubo foi bem-sucedido, conforme confirmou Drew Hammill, chefe de gabinete da democrata, em seu perfil no Twitter — porém, o próprio afirmou que o laptop seria usado apenas “para apresentações” e não contém qualquer tipo de informação sigilosa que possa interessar ao governo estrangeiro. Em entrevista à rede iTV News, a mãe da suspeita identificou a filha nas imagens, mas não soube dizer onde ela está.

Continua após a publicidade

No momento, o FBI tenta descobrir se o notebook chegou às mãos do contato russo, foi destruído ou continua em poder de Riley, que segue desaparecida. A jovem, que morava na Pensilvânia, desativou seu número de telefone e apagou suas redes sociais para dificultar seu rastreio. Mais de 200 pessoas são investigadas por participar da invasão criminosa ao Capitólio dos EUA.

Fonte: The Verge