Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia ações contra desinformação para as eleições brasileiras de 2020

Por| 04 de Novembro de 2020 às 23h20

Link copiado!

Reprodução/Rafaela Biazi
Reprodução/Rafaela Biazi
Tudo sobre Google

Em pleno fogo das eleições presidenciais dos EUA, o Google anunciou, na tarde desta quarta-feira (4), uma série de iniciativas inéditas que serão adotadas para combater a desinformação durante os pleitos municipais que teremos aqui no Brasil nos dias 15 e 29 de novembro. As medidas fazem parte da parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelada pelo Gigante das Buscas no dia 1º de outubro.

As ações se concentram no aplicativo Notícias — tanto no desktop quanto nos clientes para dispositivos móveis, os usuários poderão usufruir de um painel com fatos checados por agências jornalísticas confiáveis, além de informações oficiais a respeito do processo eleitoral; este último conteúdo será produzido diariamente por uma equipe interna do próprio TSE, sendo assim a forma mais confiável de se manter atualizado sobre o assunto.

Por fim, o app também receberá, no primeiro turno do pleito (15), um painel adicional que levará o leitor diretamente para o site do TSE, que estará contabilizando os votos em tempo real. Vale observar que, conforme ressaltado pela própria companhia, o Google não efetuou ações do tipo em nenhum outro país do mundo — nem mesmo nos próprios EUA.

Continua após a publicidade

Além das novidades no Google Notícias, a parceria com o TSE também resultou em uma série de transmissões ao vivo no YouTube; a primeira ocorreu no dia 30 de outubro e a segunda foi realizada nesta quarta-feira; a terceira e última transmissão está prevista para o dia 9 deste mês, tendo como tema “Como votar de maneira segura: protocolos sanitários e outras dicas”.

Fonte: Google