Publicidade

Evento do IBGE reúne governo e Big Techs para discutir a era digital no Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Christin Hume/Unsplash
Christin Hume/Unsplash

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O evento contará com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e representantes de Big Techs como Dell e Microsoft para analisar os riscos e oportunidades para o Brasil na era digital.

Além das discussões sobre o impacto da digitalização nos setores público e privado, o evento também sediará reuniões sobre o desenvolvimento do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED), um sistema centralizado de dados federais proposto pelo Instituto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Discussões previstas

O evento é dividido entre mesas redondas e grupos de trabalho. A abertura no dia 29 de julho conta com discursos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Além disso, vale destacar a mesa redonda “Os riscos e oportunidades tecnológicas para o setor público e privado”, que terá a presença de nomes como o presidente da Dell, Diego Puerta, o diretor de Relações Governamentais da Alibaba, Felipe Daud, e o diretor nacional de tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco.

Com relação ao SINGED, a organização programou sete grupos de trabalho sobre o tema, incluindo valores e diretrizes gerais, composição do sistema, participação da sociedade, legislação e financiamento. Por fim, a cerimônia de encerramento mostrará um relatório com todas as conclusões tiradas pelos grupos de trabalho.

O objetivo da conferência é mostrar propostas criadas por técnicos e servidores do IBGE e discutir o impacto da era digital sobre a sociedade. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, comenta que “a soberania das Nações se encontra comprometida” e aponta para os riscos da falta de uma regulação pública.

Para o segundo quarto do século XXI, uma nova governança pressupõe parâmetros globais democráticos e transparentes, constitutivos da regulação do universo digital, fruto possível da concertação participativa das Nações", comentou.

Inscrições abertas

Para participar, inscreva-se gratuitamente até o dia 20 de julho no site loja.ibge.gov.brO Instituto estima a presença de mais de duas mil pessoas nos cinco dias de evento e também irá transmiti-lo na plataforma IBGE Digital.