Enem 2024: falha no Gov.br dificulta acesso à página do participante nesta terça
Por Bruno De Blasi | •

Com a instabilidade da conta Gov.br, candidatos ao Enem 2024 enfrentaram dificuldades para acessar a página do participante a fim de consultar o local de prova na manhã desta terça-feira (22). O caso foi relatado em redes sociais, como o X (ex-Twitter), e confirmado em testes feitos pelo Canaltech.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como criar conta no Gov.br | Guia Prático
- Portal Gov.br ganha assistente de voz para login biométrico
O portal dos candidatos é hospedado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que se encontrava disponível, sem falhas conhecidas. Contudo, o acesso à área restrita é realizado através da conta Gov.br, que saiu do ar hoje pela manhã.
Ao acessar o portal do INEP e clicar no botão “Página do Participante - Entrar com gov.br”, o estudante era recepcionado por erros do navegador para informar que não é possível o site devido à indisponibilidade da conta governamental. É o que mostra o experimento realizado pelo Canaltech pela manhã.
Por outro lado, se a pessoa realizou o login no Gov.br antes da indisponibilidade, o portal do participante permanece acessível, segundo um relato compartilhado com a reportagem.
Outros candidatos também se manifestaram sobre o caso no X (ex-Twitter). Entre as publicações comentando sobre a distância do local de aplicação do exame, há quem comente sobre a dificuldade para acessar o serviço:
Conta Gov.br ficou fora do ar
O caso é reflexo da instabilidade no Gov.br, ocorrida na manhã desta terça-feira (22), de acordo com relatos no Downdetector e compartilhados pela internet. A reportagem também atestou a indisponibilidade em uma análise interna.
Além da página do participante, a falha impede acesso a outros sistemas que dependem da plataforma, como o e-CAC.
À reportagem, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou a instabilidade pela manhã e informou por volta de 14h que os serviços já foram normalizados.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Leilão da Receita tem iPhone por R$ 300 e iPad por R$ 900; saiba comprar
- Zoe Saldaña diz que gostaria de regravar cenas de Gamora nos Vingadores
- Sonda Europa Clipper tem outra nobre missão: levar arte ao Universo
VÍDEO:Ainda VALE A PENA comprar um TABLET? É melhor para estudar que um NOTEBOOK?