Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Portal Gov.br ganha assistente de voz para login biométrico

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2024 às 14h30

Link copiado!

Marcello Casal jr/Agência Brasil
Marcello Casal jr/Agência Brasil

O reconhecimento facial de contas do portal Gov.br se tornaram mais acessíveis. Recentemente, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) introduziu um sistema de assistente de voz para que pessoas cegas consigam realizar a autenticação. 

Assistente de voz na biometria do Gov.br

A ferramenta busca facilitar o uso do reconhecimento facial do aplicativo, exigido para subir o nível da conta de “Bronze” para "Ouro" e "Prata". Com o sistema, a plataforma passa a orientar pessoas com deficiência visual e garantir o acesso a mais de 4.800 serviços.

Continua após a publicidade

O recurso emite comandos para auxiliar no posicionamento do celular. Para isso, o aplicativo lê os avisos que aparecem na tela como “Nenhum rosto detectado” e “Aproxime a câmera do seu rosto”. Ao finalizar, a ferramenta informa quando o processo foi concluído.

Ainda que o assistente venha ativado por padrão, é possível desativá-lo no botão “Som”, localizado no canto inferior da tela. Também é possível utilizar a ferramenta ao realizar a biometria com a câmera de trás.

“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br”, anunciou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital.”

Câmera traseira

Esse é mais um recurso que facilita o processo de reconhecimento facial da conta Gov.br. Em março, o governo também liberou a opção de utilizar a câmera traseira para a biometria. O recurso ajuda quem possui celulares com sensores frontais com resoluções mais baixas, por exemplo.

A medida também auxilia idosos e pessoas com deficiência, pois os acompanhantes podem fazer a autenticação ao apontar a câmera para o rosto de quem está fazendo o cadastro.