Publicidade

Eleições 2024: eleitores relatam fila no e-Título ao justificar voto no 1º turno

Por  |  • 

Compartilhe:
Antonio Augusto/Ascom/TSE
Antonio Augusto/Ascom/TSE

O e-Título apresentou uma fila de espera para quem tentou justificar a ausência de voto no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os relatos foram compartilhados por eleitores e confirmados em testes do Canaltech na manhã deste domingo (6).

Procurado pela reportagem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressaltou que não há instabilidade no e-Título, mas um grande número de acessos, o que provocou uma fila virtual.

"Importante destacar que, no dia de hoje, a justificativa pelo e-Título pode ser feita até às 17h", informa a corte.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a presidente do TSE, Cármen Lúcia, a corte chegou a registrar 7,6 milhões de buscas pelo formulário para justificar o voto pelo e-Título. "A medida que [os pedidos] foram atendidos, se regularizou", explicou.

Cabe ressaltar que o e-Título só estava disponível para download até o último sábado (5) para ser usado no primeiro turno.

Fila para justificar voto no e-Título

Segundo o eleitor Eduardo Pimentel compartilhada com o CT, o aplicativo emite a notificação “Nossos canais de atendimento estão congestionados” ao acessar a opção para justificar a ausência à votação.

“Aguarde e tente novamente em instantes”, diz o aviso. Também há um contador de um minuto para o eleitor aguardar e acessar o formulário novamente. 

O leitor explica que precisou aguardar uma hora para acessar o formulário. “Mas depois que liberou foi rápido”, ressalta.

O caso foi confirmado pela reportagem, que recebeu a mesma notificação ao tocar em “Justificativa de Ausência” dentro do menu “Mais opções”. Contudo, em alguns casos, o aplicativo emitiu o seguinte alerta:

Continua após a publicidade

“Erro: B-GE-V-504. Desculpe, algo saiu errado com sua solicitação! Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Estamos trabalhando para resolver o problema”, informa o e-Título.

As queixas também aparecem em publicações do Bluesky e no Threads. Veja alguns relatos:

Também houve um pico de registros de problemas relacionados ao TSE no Downdetector desde 8h até cerca de 10h30.

Continua após a publicidade

Existe outra forma de justificar o voto?

Sim. Além do e-Título, a Justiça Eleitoral recomenda preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós-Eleição para justificar no dia da eleição. Esse documento, segundo o TSE, deve ser entregue à seção eleitoral mais próxima, aos locais de justificativa divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) ou aos cartórios eleitorais

É preciso apresentar um documento oficial com foto na hora da entrega do formulário.

Após a eleição, também é possível justificar até 60 dias depois dos dias de votação pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica.

Continua após a publicidade

"Neste domingo (6), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ausência à urna também pode ser justificada de forma presencial. Lembrando que a eleitora e o eleitor têm até 60 dias após cada turno para justificar o voto pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs", informa o TSE em nota ao Canaltech. "A justificativa é obrigatória para eleitores com mais de 18 e com menos de 70 anos."

Atualizado às 14h06 com a fala da presidente do TSE e ministra do STF, Cármen Lúcia.