Publicidade

Consignado do INSS: biometria será obrigatória para liberar crédito

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A biometria será obrigatória para a liberação de empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (8). 

O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, em mais um desdobramento do caso das fraudes do órgão, definiu o bloqueio automático dos descontos em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas

Dessa forma, para ter acesso, será necessário autorizar previamente o pedido pelo app Meu INSS e realizar o reconhecimento facial para qualquer nova operação de crédito consignado a partir de agora.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade”, determinou Waller Junior em despacho no DOU.

Golpes da ‘selfie’ em consignados

O crescimento da contratação de crédito consignado por aposentados e pensionistas chamou a atenção de golpistas. 

De acordo com o jornal O Globo com dados do Portal da Transparência do INSS, de dezembro de 2024, o volume de descontos em folha de quitação de empréstimos aumentou 11,1% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo R$ 7,9 bilhões.

Assim, golpistas utilizavam práticas de phishing para enganar aposentados para conseguir selfies e dados pessoais para autorizarem a contratação de empréstimos consignados em nome da vítima. 

Geralmente, os golpistas se passavam por órgãos oficiais para induzir os idosos a enviarem fotografias de si para supostos cadastros de saúde.

A vítima só perceberia o golpe quando recebesse a aposentadoria, com o desconto da contratação do consignado. 

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Golpe da SELFIE: saiba COMO se proteger!