Como tirar um novo CPF gratuitamente através do e-mail da Receita Federal
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Guadalupe Carniel | •
A Receita Federal passou a liberar, a partir desta terça-feira (14), a inscrição de contribuintes no sistema de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de forma segura e gratuita pela internet através do e-mail.
A nova medida foi tomada para que as pessoas realizem todo o processo em casa e evitem que filas e aglomerados sejam formados nos locais de pedido do documento. A Receita Federal ainda indica que as pessoas busquem os postos de atendimento emergencial apenas em última necessidade, caso o processo não possa ser realizado pela internet.
CPF para solicitar auxílio emergencial
Ter o documento de CPF é uma das exigências primordiais para que trabalhadores informais ou de baixa renda possam ter acesso ao auxílio emergencial de R$ 600,00, por exemplo, oferecido por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Por isto, ter um ou regularizar o que você já possui, é muito importante.
CPF irregular
Caso seja necessário regularizar a situação do seu CPF, também é possível realizar esta ação de forma online, sem precisar ir a nenhum posto de atendimento emergencial. Se você está com o CPF irregular, não peça um documento novo, pois você pode enfrentar problemas por conta da duplicidade de documentos. Para resolver essa situação, recomendamos que você acesse o tutorial abaixo:
Saque do FGTS
Além da ajuda para trabalhadores informais, o Governo Federal ainda está liberando o saque do FGTS a partir de junho para aqueles que têm direito ao benefício. Para solicitá-lo, contudo, o trabalhador deve estar com seu CPF para consultar a disponibilidade do benefício. Também há outro tutorial sobre como consultar o saldo do seu FGTS usando seus documentos pessoais pela internet:
Agora, se você não consegue consultar ou requisitar benefícios do governo durante a pandemia da COVID-19 por não ter um CPF válido, recomendamos que você faça a solicitação de emissão do documento gratuitamente à Receita Federal. Para isso, siga o passo a passo:
Como tirar CPF por e-mail
Passo 1: envie um e-mail para algum destes contatos abaixo de acordo com sua região de residência:
- Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins: atendimentorfb.01@rfb.gov.br;
- Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima: atendimentorfb.02@rfb.gov.br;
- Ceará, Maranhão e Piauí: atendimentorfb.03@rfb.gov.br;
- Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte: atendimentorfb.04@rfb.gov.br;
- Bahia e Sergipe: atendimentorfb.05@rfb.gov.br;
- Minas Gerais: atendimentorfb.06@rfb.gov.br;
- Espírito Santo e Rio de Janeiro: atendimentorfb.07@rfb.gov.br;
- São Paulo: atendimentorfb.08@rfb.gov.br;
- Paraná e Santa Catarina: atendimentorfb.09@rfb.gov.br;
- Rio Grande do Sul: atendimentorfb.10@rfb.gov.br.
Passo 2: no assunto do e-mail, preencha como “Emissão de CPF”.
Passo 3: você precisará enviar por anexo todos os documentos listados abaixo:
- Maiores de 16 anos: documento de identificação com foto, podendo ser RG atualizado, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Casamento ou Nascimento);
- Menores de 16 anos: RG ou certidão de nascimento. Também é necessário enviar o RG do pai ou da mãe e, caso o responsável da criança ou adolescente não seja pai, ou mãe, também é preciso anexar o termo de tutela ou guarda;
- Título de eleitor (facultativo, caso o contribuinte possua).
- Comprovante de endereço (alguma conta no seu nome);
- Foto de rosto (selfie) de quem vai tirar o CPF ou de seu responsável, segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível;
Passo 4: aguarde o número do CPF ser liberado, porém, a receita Federal não informou qual o prazo para a emissão do documento. Após o número ser liberado, o cadastro para o auxílio já poderá ser solicitado.
Pronto! Agora você pode efetuar o pedido do seu CPF através do e-mail. Porém, é importante lembrar que, a Receita Federal informou que estes atendimentos serão feitos apenas durante a emergência relativa ao coronavírus.
Fonte: Receita Federal