Como tirar um novo CPF gratuitamente através do e-mail da Receita Federal

Como tirar um novo CPF gratuitamente através do e-mail da Receita Federal

Por Matheus Bigogno Costa | 14 de Abril de 2020 às 19h45

A Receita Federal passou a liberar, a partir desta terça-feira (14), a inscrição de contribuintes no sistema de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de forma segura e gratuita pela internet através do e-mail.

A nova medida foi tomada para que as pessoas realizem todo o processo em casa e evitem que filas e aglomerados sejam formados nos locais de pedido do documento. A Receita Federal ainda indica que as pessoas busquem os postos de atendimento emergencial apenas em última necessidade, caso o processo não possa ser realizado pela internet.

CPF para solicitar auxílio emergencial

Ter o documento de CPF é uma das exigências primordiais para que trabalhadores informais ou de baixa renda possam ter acesso ao auxílio emergencial de R$ 600,00, por exemplo, oferecido por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Por isto, ter um ou regularizar o que você já possui, é muito importante.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

CPF irregular

Caso seja necessário regularizar a situação do seu CPF, também é possível realizar esta ação de forma online, sem precisar ir a nenhum posto de atendimento emergencial. Se você está com o CPF irregular, não peça um documento novo, pois você pode enfrentar problemas por conta da duplicidade de documentos. Para resolver essa situação, recomendamos que você acesse o tutorial abaixo:

Saque do FGTS

Além da ajuda para trabalhadores informais, o Governo Federal ainda está liberando o saque do FGTS a partir de junho para aqueles que têm direito ao benefício. Para solicitá-lo, contudo, o trabalhador deve estar com seu CPF para consultar a disponibilidade do benefício. Também há outro tutorial sobre como consultar o saldo do seu FGTS usando seus documentos pessoais pela internet:

Agora, se você não consegue consultar ou requisitar benefícios do governo durante a pandemia da COVID-19 por não ter um CPF válido, recomendamos que você faça a solicitação de emissão do documento gratuitamente à Receita Federal. Para isso, siga o passo a passo:

Como tirar CPF por e-mail

Passo 1: envie um e-mail para algum destes contatos abaixo de acordo com sua região de residência:

Passo 2: no assunto do e-mail, preencha como “Emissão de CPF”.

Envie os documentos como anexo para o e-mail da sua região (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: você precisará enviar por anexo todos os documentos listados abaixo:

  • Maiores de 16 anos: documento de identificação com foto, podendo ser RG atualizado, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Casamento ou Nascimento);
  • Menores de 16 anos: RG ou certidão de nascimento. Também é necessário enviar o RG do pai ou da mãe e, caso o responsável da criança ou adolescente não seja pai, ou mãe, também é preciso anexar o termo de tutela ou guarda;
  • Título de eleitor (facultativo, caso o contribuinte possua).
  • Comprovante de endereço (alguma conta no seu nome);
  • Foto de rosto (selfie) de quem vai tirar o CPF ou de seu responsável, segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível;

Passo 4: aguarde o número do CPF ser liberado, porém, a receita Federal não informou qual o prazo para a emissão do documento. Após o número ser liberado, o cadastro para o auxílio já poderá ser solicitado.

Pronto! Agora você pode efetuar o pedido do seu CPF através do e-mail. Porém, é importante lembrar que, a Receita Federal informou que estes atendimentos serão feitos apenas durante a emergência relativa ao coronavírus.

Fonte: Receita Federal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.