Como participar de leilões online da Receita Federal

Por Felipe Freitas | 13 de Outubro de 2020 às 13h10
Tudo sobre

Receita Federal

Saiba tudo sobre Receita Federal

Ver mais

Com os avanços do mercado digital, a popularidade de leilões online tem crescido bastante ao longo dos anos. Nessa perspectiva, a Receita Federal, disponibiliza diversos editais com propostas de itens a serem leiloados. Em nossa matéria, descubra o que é necessário para participar dos leilões online da Receita Federal.

Como funcionam os leilões online 

O leilão online ou leilão eletrônico, tem como principal objetivo garantir a experiência em leilão através plataformas digitais. Essa nova categoria de leilão surgiu em decorrência da necessidade de plataformas digitais que promovam a experiência remota do comprador, além de garantir confiabilidade e segurança aos participantes. O funcionamento desses eventos tem como base a essência do leilão tradicional:

  • Uma venda pública (nesse contexto uma venda online) que permite a participação de um grande número de interessados no negócio;
  • É estipulado um valor mínimo para o item ou conjunto de itens que está sendo submetido a leilão;
  • Vence o leilão o comprador que der o lance mais alto em cima do valor mínimo estipulado;

O que é preciso para participar de leilões online da Receita Federal

Acesso ao eCAC e Certificado Digital 

Para participar de leilões online da Receita Federal, você deverá acessar o site do eCAC. Para isso, é necessário ter realizado a declaração de imposto de renda dos dois últimos exercícios através do CPF utilizado. Além disso, você deve acessar o site com o código de acesso de seu Certificado Digital.

Acesse o portal utilizando o código de acesso de seu Certificado Digital - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Um Certificado Digital, é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual, garantindo autenticidade e segurança. Com o certificado, pessoas físicas e pessoas jurídicas podem realizar transações e assinar documentos digitalmente de qualquer lugar do mundo. Através do eCAC, você poderá realizar lances em leilões da Receita Federal.

Página inicial do eCAC - (Captura: Canltech/Felipe Freitas)

Para realizar lances e apresentar propostas em leilões da Receita Federal, acesse a aba "Outros" e em seguida clique na opção "Serviços de Leilão Eletrônico - SLE", então será possível enviar propostas de valores de compra para lotes de mercadoria apreendida, com vista a se classificar para a fase de ofertas de lances em leilões realizados por meio da internet.

Clique em "Serviços de Leilão Eletrônico - SLE" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Onde encontrar Leilões da Receita Federal 

Você pode encontrar leilões da Receita Federal através do site (http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal). Nesse site, você pode visualizar quais propostas de leilão estão em aberto. Através dos editais, você pode encontrar mais informações sobre o seu funcionamento, participação, valores de lances, entrega de mercadoria, etc.

Portal da Receita com os editais de leilões - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como participar de leilões online da Receita Federal.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.