Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G: Anatel inclui mais 78 cidades de pequeno e médio porte

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Janeiro de 2023 às 12h34

Link copiado!

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Nesta terça-feira (24), o grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela implementação da rede 5G, decidiu antecipar a conexão da quinta geração de internet em mais 78 municípios de pequeno e médio porte. As operadoras de telefonia podem solicitar o licenciamento e ativação das estações nessas localidades a partir de hoje (25).

A decisão de oferecer a rede é facultativa para as operadoras, visto que o edital do leilão estabeleceu a obrigatoriedade até 2025 e 2026. Em nota, a Anatel reforça que a liberação da faixa não significa que a rede 5G será instalada imediatamente nestas localidades, pois a antecipação depende do planejamento individual de cada prestadora de serviços.

Confira a lista dos 78 municípios, a seguir;

Continua após a publicidade
EstadosSão PauloMinas GeraisSanta CatarinaParáEspírito SantoRio Grande do SulParanáPernambucoRio de JaneiroBahia
CidadesAlumínioFrancisco MoratoJaguariúnaRio Grande Da SerraBetimAraquariBenevidesCariacicaFarroupilhaIbiporãCabo de Santo AgostinhoJaperiSão Gonçalo dos Campos
Araçoiaba Da SerraFranco Da RochaJambeiroSanta IsabelChácaraBalneário Barra do SulMaritubaFundãoFlores da CunhaTamaranaCamaragibeQueimados
ArujáGuararemaJandiraSantana De ParnaíbaCoronel PachecoGaruvaSanta Bárbara do ParáGuarapariSão Marcos
BarueriHortolândiaMairinqueSão Lourenço Da SerraIbiritéGuaramirimSanta Izabel do ParáViana
CaieirasIndaiatubaMairiporãSerranaIgarapéSchroeder
CajamarItapecerica Da SerraMauáSumaréMário Campos
CarapicuíbaItapeviMogi Das CruzesSuzanoMatias Barbosa
CotiaItaquaquecetubaMonte MorTaboão Da SerraRibeirão das Neves
CravinhosItuPirapora Do Bom JesusValinhosSão Joaquim de Bicas
Embu Das ArtesItupevaPoáVargem Grande PaulistaSarzedo
Ferraz De VasconcelosJacareíRibeirão PiresVotorantim

A antecipação do prazo foi possível, pois os municípios se encontram próximos dos grandes centros, que já contam com a internet de 5ª geração desde o ano passado, ou de cidades com mais de 500 mil habitantes, que começam a ter acesso à conexão a partir deste ano.

Dos 78 municípios, 44 estão localizados no estado de São Paulo. Os outros 34 estão distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Vale ressaltar também que, mesmo que a rede esteja disponível na sua localidade, apenas dispositivos que suportam o tipo de conexão poderão aproveitar os benefícios do 5G.

Continua após a publicidade

Mudança das antenas parabólicas

A transmissão via satélite de canais abertos de TV precisou mudar de faixa para evitar interferências na rede 5G no Brasil. Dessa maneira, os usuários de antenas parabólicas convencionais precisarão trocar o equipamento por parabólicas digitais.

A chegada do 5G já obrigou 10 milhões de famílias a comprar novo kit de parabólica, que está disponível tanto em lojas físicas quanto na internet.

Já os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que possuem cadastro no sistema do CadÚnico, têm direito a receber uma nova parabólica gratuitamente, através do programa Siga Antenado.

Continua após a publicidade

Fonte: G1