Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel antecipa limpeza de frequências do 5G no entorno de cidades grandes

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Outubro de 2022 às 19h56

Link copiado!

Pexels
Pexels
Tudo sobre Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a antecipação de algumas etapas previstas para a ativação do 5G em regiões metropolitanas de capitais e no entorno de cidades com mais 500 mil habitantes.

A medida pode acelerar a chegada do sinal 5G puro às cidades próximas a grandes municípios. Conforme o cronograma oficial, o prazo para cidades com mais de 500 mil habitantes era 1º de janeiro de 2023, enquanto as cidades menores receberiam gradualmente até 2029. Segundo a lista da agência, cerca de 500 localidades podem ser beneficiadas com a nova decisão.

Limpeza das faixas pode começar ainda em outubro

Continua após a publicidade

A conexão móvel de quinta geração utiliza a frequência de 3,5 GHz por oferecer a maior velocidade e estabilidade, com menor taxa de latência. Com a liberação da Anatel, a migração do sinal de recepção da TV parabólica deve ser iniciada ainda no mês de outubro.

A decisão de estender o processo para os municípios ao redor das grandes cidades visa ganhos de eficiência no processo e o melhor uso dos recursos financeiros aportados na entidade. Segundo uma nota da agência, "a decisão foi motivada por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração."

Apesar do adiantamento, a Anatel reforça que a decisão não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para ativação do 5G nos municípios menores a partir de 1º de janeiro de 2023, mas abre caminho.

O que acontece com o sinal da parabólica?

Continua após a publicidade

Segundo a Anatel, famílias de baixa renda que possuem registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e recebem sinal de TV aberta por meio de antenas parabólicas têm direito à instalação de um kit gratuito que permite o acesso à TV aberta normalmente.

A solicitação pode ser feita à organização Siga Antenado de maneira gratuita.

Fonte: G1