Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps ganha "Street View" indoor, foco em sustentabilidade e muito mais

Por| 30 de Março de 2021 às 07h00

Link copiado!

henry perks/Unsplash
henry perks/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google Maps completou 16 anos de existência no começo de fevereiro e não para de ganhar novidades, isso mesmo num mundo quase todo em isolamento no qual muita gente reduziu o deslocamento pela cidade para atender às medidas de contenção da pandemia de COVID-19. Hoje (30), o Google anunciou diversos novos recursos inteligentes que consolidam o Maps como a principal solução de navegação e mobilidade da atualidade.

Entre os destaques que começam a chegar hoje à plataforma estão o Live View (uma espécie Street View indoor), previsão do tempo e dados sobre qualidade do ar, rotas mais sustentáveis e uma nova organização de trajetos para deixar seus meios de locomoção favoritos sempre à mão na hora de encontrar uma rota.

Live View: o Street View indoor

Continua após a publicidade

Se localizar em uma grande área pública fechada pode ser quase tão complicado quanto fazer isso na rua, e para evitar problemas em situações assim vividas dentro de shoppings e aeroportos que o Google Maps ganhou o Indoor Live View.

O recurso utiliza realidade aumentada para ajudar você a saber exatamente como chegar até o seu portão de embarque no aeroporto ou a uma loja desejada em um grande centro comercial. Basta mirar o celular e ver indicadores precisos na tela, tal qual como se você jogasse Pokémon Go.

O Live View utiliza a função chamada localização global do Google, que é dotada de uma inteligência artificial capaz de escanear bilhões e bilhões de imagens do Street View para identificar elementos como altitude e localização de objetos dentro de um espaço físico. Depois de anos fazendo isso, a tecnologia se tornou capaz de ajudar o usuário a se localizar com precisão dentro desses espaços.

Apesar de bem legal, essa novidade ainda não está disponível por aqui. O Indoor Live View chega primeiro a alguns estabelecimentos de algumas cidades dos EUA, mas tem expansão global prometida para os próximos meses.

Continua após a publicidade

O Google afirma que comerciantes e gestores não precisarão fazer nada para ter o Live View rodando em suas dependências — o processo, aqui, seguirá os moldes do Street View e deve ser ampliado aos poucos para diferentes locais.

Clima, qualidade do ar e rotas sustentáveis

Aos poucos, o Maps vem se tornando uma espécie de “superapp de mobilidade” e a mais recente novidade nesse sentido é a presença de informações sobre a previsão do tempo (função Weather Layer ou Camada climática, em tradução livre) e a qualidade do ar em determinada região. Autoexplicativos, tais recursos funcionam com informações de terceiros e chegam primeiro à Índia, à Austrália e aos Estados Unidos, mas desembarcam em mais localidades nos próximos meses, garante a Gigante da Web.

Uma opção bem legal anunciada hoje pela Google é a oferta de rotas sustentáveis para os caminhos que você faz. Atualmente, é possível escolher o trajeto mais curto, mas não necessariamente o menos poluente — mas a nova função do Maps deixa essa possibilidade a um clique de distância.

Continua após a publicidade

Ainda é possível selecionar manualmente o trajeto que você quiser, é claro, mas aquele que emite menos gases causadores do efeito estufa ficarão indicados como tais em um selo específico que aparece no Maps. Essa função chega primeiro aos EUA e, em breve, será replicada em todo o mundo.

Para quem se liga em veículos alternativos e menos poluentes, como bicicletas, transporte coletivo, trens e os bons e velhos pares de sapato, o Google tornou a tela de modalidades de transporte mais acessível na nova atualização.

Ela dá preferência aos seus métodos favoritos automaticamente e mostra tudo em uma tela só, dispensando a navegação em abas disponível até então e que, vale dizer, não era tão amigável quanto o novo formato. Essa função chega a todos os usuários nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Cidades que contam com zonas de baixa emissão, onde a circulação de veículos movidos a diesel, por exemplo, é restrita, também passam a contar com uma novidade: essas áreas de baixa emissão ficam indicadas no mapa e está mais fácil desviar delas na hora de planejar uma rota. Tal recurso estreia em mais de 100 cidades europeias e será expandido em breve, informa a companhia.

Delivery ou retirada direto no Google

Outra novidade anunciada hoje vai prestar mais informações ao usuário na hora de pedir comida — seja para entrega ou para retirada. O recurso, muito bem-vindo em um mundo pandêmico, permite que você saiba até que horas o local funciona e também seja avisado sobre o tempo de deslocamento entre onde você se encontra e o estabelecimento em questão, tudo por meio de notificações e em tempo real.

Continua após a publicidade

Apesar de essas informações estarem disponíveis e serem mediadas pelo Maps, o aplicativo não completa os pedidos nem processa pagamentos. Tudo isso ainda precisa ser feito no site ou app da loja ou em serviços de terceiros, como Rappi e outros.

Eletropostos e assistente de direção

Quem dirige um veículo elétrico no Brasil agora tem um reforço e tanto do Maps. Isso porque o aplicativo passa a exibir postos de recarga de carros elétricos por aqui — basta abrir o app e procurar por “eletroposto” ou “posto de recarga de veículos elétricos” para saber qual é o mais próximo de você.

O mais interessante é que tal função exibe informações avançadas sobre o local: a empresa detentora do posto, quantidade e tipo de conectores disponíveis e potência de carregamento, por exemplo, são alguns dos dados encontrados no próprio Maps.

Continua após a publicidade

Outra novidade para quem dirige é o chamado Assistant Driving Mode (modo de assistente de direção, em tradução livre). Ele usa Google Assistente para não atrapalhar a navegação enquanvo você dirige e recebe uma mensagem de texto ou uma ligação: quando isso acontece, o Assistente avisa de maneira discreta na tela e é possível usar um comando de voz para responder a ação que surge diante dos seus olhos.

Todas as novidades devem chegar a todos os usuários do Google Maps em algum momento dos próximos meses e são compatíveis com dispositivos Android e iOS. Como de praxe, mesmo quando todas as novidades começarem a chegar por aqui, elas devem ser distribuídas gradativamente a todos, portanto esse processo pode levar algum tempo até ser concluído.

Futuro em 3D

Continua após a publicidade

Uma das novidades mais interessantes apresentadas hoje pelo Google em relação ao futuro do Maps envolve a pré-visualização das rotas em 3D. A novidade ainda está em gestação dentro dos laboratórios da empresa, mas deve dar as caras em algum momento do futuro.

Ela consiste basicamente em representações ainda mais fiéis dos trajetos projetados pelo sistema da empresa, exibindo transições aprimoradas e representaçoes tridimensional dos locais. Esse conjunto de recursos deve facilitar ainda mais a localização dos usuários que se apoiam no aplicativo de mapas do Google para se locomover pelas cidades e, além disso, torna a simples "zapeada" no app algo ainda mais interessante.