Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

O que é Canvas?

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Imagem: Marten Bjork/Unsplash
Imagem: Marten Bjork/Unsplash

O Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, é um método bastante utilizado por empreendedores e empresas para estruturar ou aprimorar seu modelo de negócios. A técnica consiste em uma representação visual que ajuda a descrever, desenhar e inovar modelos de gestão estratégica.

Como criar um modelo Canvas?

Criado pelo especialista em estratégia e inovação suíço Alexander Osterwalder em meados dos anos 2000, o Canvas é um painel feito para descrever as principais áreas dos elementos que envolvem um modelo de negócios. O objetivo do método é criar um mapa que permita uma visualização direta de cada etapa do crescimento de uma empresa ou iniciativa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Canvas é composto por nove elementos básicos, cada um representado por cores que evidenciam um aspecto diferente do negócio no esquema visual:

  • Segmento de clientes: quais são os perfis de clientes da empresa?
  • Proposta de valor: o que a empresa entrega de valor aos clientes?
  • Canais: como e em quais canais de distribuição a empresa utiliza para alcançar seu público?
  • Recursos: quais recursos a empresa capta para manter a proposta de valor?
  • Parcerias: quais são os parceiros da empresa para colaborar com a criação e entrega de valor?
  • Fontes de receita: como a empresa gera receita?
  • Custos: quais os custos envolvidos para a empresa gerar valor?
  • Atividades: quais atividades são necessárias para gerar, entregar e manter a proposta de valor?
  • Relacionamento com clientes: como funciona o atendimento e a interação com o cliente?

Todas as etapas são organizadas em quatro blocos que se relacionam entre si, ajudando a responder as quatro perguntas fundamentais sobre o funcionamento da empresa: "como?", "o quê?", "para quem?" e "quanto?".

Confira cinco ferramentas que você pode utilizar para montar um modelo Canvas no PC ou no celular:

Por que é esse método pode ser útil?

O Modelo Canvas oferece a oportunidade de inovar nas atividades já realizadas por um negócio, bem como de explorar novas oportunidades de entrega de valor sem perder o controle da gestão. Com essa abordagem, é possível entender melhor o mercado de atuação, expandi-lo e se destacar da concorrência.

Continua após a publicidade

Ao contrário de outras ferramentas de negócios que podem exigir descrições longas e detalhadas de cada elemento, esse modelo apresenta uma abordagem simples e ágil para a análise de uma empresa. Isso facilita a compreensão e a atualização das atividades sem perder a clareza e a praticidade na visualização dos nove elementos.

Assim, você pode responder de forma estruturada a perguntas como: "qual é a forma de operação do negócio?", "quais são as atividades importantes?", "quais são os recursos necessários para criação de valor?", "onde encontrar redes parceiras?".

Como aplicar o Canvas em um negócio?

Agora que você já tem uma compreensão geral do modelo, deve começar a identificar em seu negócio os nove elementos propostos por ele. Você pode montar o Canvas em uma folha de papel, cartolina, lousa ou utilizar um formato disponível na internet. O ideal é que a ferramenta seja vista pelos colaboradores envolvidos para todos seguirem o mesmo objetivo.

Continua após a publicidade

O efeito de implementação do Canvas pode surgir a longo prazo e funcionará como um mapa para enxergar o que está funcionando bem e o que deve ser modificado. Assim, a tomada de decisões é simplificada e possibilita antecipar riscos. O conhecimento completo de cada elemento permite ao negócio uma vantagem significativa para atingir o sucesso em suas áreas de atuação.

Para ampliar o leque de estratégias e tornar seu modelo Canvas mais eficiente, confira a lista do Canaltech com as cinco tendências de comunicação e marketing para alavancar o seu negócio.