Inovabilidade: o que é e como micro e pequenos negócios podem usá-la?
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
Inovabilidade (do inglês innovability) combina inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa. É um termo relativamente novo, que na prática serve para companhias promoverem estratégias competitivas e rentáveis mas ao mesmo tempo com responsabilidade socioambiental.
- Inovação brasileira está no caminho certo? Startup Summit faz raio-x do setor
- 5 tecnologias que devem melhorar a experiência do cliente em 2022
Os debates sobre ações de impacto nas mudanças climáticas, a ascensão das práticas ESG (ambiente, social e governança) e o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) são alguns exemplos da importância recém adquirida da inovabilidade. Apesar de ser possível para negócios de qualquer porte, a inovabilidade costuma fazer parte dos princípios das empresas de grande e pequeno porte por necessidades diferentes.
“No caso das grandes empresas, elas costumam estabelecer a inovabilidade para aperfeiçoar processos, mitigar impactos ou melhorar fluxos de operação, por exemplo. São movimentos que acontecem com a empresa em funcionamento. Nos micro ou pequenos negócios, a inovabilidade costuma ser um valor que já nasce com a empresa, que surge em muitos casos para promover impacto social e resolver dores que já foram do próprio dono”, explica Philippe Figueiredo, analista de inovação do Sebrae.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) abriu inscrições para o 9º Congresso de Inovação da Indústria, que será nos dias 9 e 10 de março de forma online e presencial, com presença de empreendedores, pesquisadores e empresas nacionais e internacionais.
No primeiro dia, o CEO do Technology Innovation Institute, Ray Johnson, falará sobre inovabilidade e o futuro da sustentabilidade impulsionada pela inovação. O tema também será abordado no painel com o fundador da Granbio, Bernardo Gradin; o conselheiro da Natura, Pedro Passos; o diretor executivo de tecnologia e inovação da Suzano/A, Fernando Bertolucci; e o CEO da VG Resíduos, Gui Arruda. Para se inscrever ou ver a programação completa do evento, acesse aqui.
Fonte: Sebrae