Publicidade

YouTuber cria PS2 portátil e jogável

Por| Editado por Bruna Penilhas | 06 de Agosto de 2021 às 17h27

Link copiado!

Reprodução/Redes sociais/GingerOfOz
Reprodução/Redes sociais/GingerOfOz

O icônico PlayStation 2 (PS2), lançado pela Sony em 2000, ganhou uma versão portátil — parecido com o Nintendo Switch ou com o Steam Deck. O aparelho não oficial tem a mesma placa-mãe do console original, mas conta com um design parecido com o do PlayStation Vita, de 2011.

Batizado de PS2 Eclipse, o portátil foi feito pelo youtuber e especialista em modificações GingerOfOz. Ele ficou famoso na internet por montar, em 2020, um Wii portátil parecido com o Game Boy Color: o chamado Wiiboy Color.

Continua após a publicidade

Ele também postou um vídeo no YouTube contando detalhes do processo. Assista (em inglês):

Caso você tenha ficado curioso, este outro vídeo mostra o Wiiboy Color, produzido em 2020 (em inglês):

Continua após a publicidade

O design do PS2 Eclipse conta com uma carcaça produzida em uma impressora 3D, além de botões do PlayStation Vita, analógicos do Nintendo Switch e uma tela de 5 polegadas com resolução 480p. Além disso, há alto-falantes, entrada para fone de ouvido e uma bateria que dura cerca de duas horas e meia.

Como o hardware é original, o PS2 Eclipse é compatível com toda a biblioteca de jogos do console, os quais são carregados através de um drive USB — ou seja, os games rodam mais lentamente comparado a um disco físico. Imagine só a maravilha de poder jogar Metal Gear Solid, God of War ou Silent Hill 2 em qualquer lugar.

Nem tudo são flores, porém: GingerOfOz admite que alguns jogos ainda travam, e que os botões falham às vezes. Isso será consertado em atualizações futuras. Mas convenhamos: os problemas são até aceitáveis, visto que o aparelho não tem relação nenhuma com a Sony, e mistura peças de vários outros videogames.

Continua após a publicidade

O PS2 Eclipse não será vendido para o público. O motivo, segundo o youtuber, é que fabricar vários consoles sob encomenda “é simplesmente horrível”. Caso você queira um console portátil, é melhor tentar comprar um Nintendo Switch — ou esperar o Steam Deck chegar ao Brasil.

Fonte: GingerOfOz (Twitter), The Verge