Publicidade

Xbox portátil da Microsoft pode ter sido definitivamente cancelado, aponta rumor

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Microsoft

O tão aguardado portátil do Xbox em parceria com a ASUS, intitulado ROG Xbox Ally, foi oficialmente revelado durante o Xbox Games Showcase, no último domingo (8). Por outro lado, o portátil próprio do Xbox, que estava sendo desenvolvido pela Microsoft, parece ter sido “essencialmente cancelado”.

A informação surge pouco tempo após rumores apontarem para uma possível decisão da Microsoft de suspender temporariamente seus planos de lançar um portátil próprio para se concentrar na otimização do Windows 11 para dispositivos portáteis. Agora, porém, parece que a Big Tech desistiu da ideia de vez.

Fontes internas informaram ao The Verge que o portátil próprio do Xbox foi “essencialmente cancelado”. A decisão foi tomada para que a Microsoft pudesse “se concentrar na nova plataforma de software do Xbox”, que deve chegar em breve até mesmo para desktops. A empresa também parece estar apostando ainda mais em uma melhor integração entre Windows e Xbox, como visto no ROG Xbox Ally e no Xbox Ally X.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outro motivo plausível para a desistência é a expansão do sistema operacional da Steam em dispositivos portáteis, o que pode representar uma ameaça ao Windows, que já vinha sendo criticado por questões de consumo de bateria e desempenho dos jogos.

Focar na integração entre os sistemas operacionais do Xbox e do Windows também converge com a nova estratégia “Isso é um Xbox”. A marca pretende levar seus jogos e serviços a todas as plataformas possíveis, inclusive à sua principal rival dos últimos 20 anos, o PlayStation.

"Esta é a colaboração mais próxima que já vi entre a organização de jogos e a equipe do Windows em minhas três décadas na empresa. Por quase 25 anos, temos trabalhado em uma experiência de console onde você liga e funciona e seus jogos estão lá, e como podemos trazer isso para o ecossistema Windows para que você tenha a liberdade do Windows para usar as lojas e os aplicativos que deseja usar, mas que pareça um dispositivo construído para um propósito específico", afirmou o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, durante um podcast oficial do Xbox realizado no início desta semana.

Integração do Xbox e Windows deve passar por obstáculos

Todo esse trabalho conjunto entre as equipes do Xbox e do Windows visa otimizar o sistema operacional da Microsoft para jogos, mas a iniciativa pode enfrentar diversos desafios.

Isso porque o ROG Xbox Ally não executa nativamente todos os jogos lançados para Xbox e qualquer futura plataforma da Microsoft que pretenda integrar os dois sistemas enfrentará esse mesmo problema.

Continua após a publicidade

A marca vem tentando contornar essa limitação com a iniciativa Xbox Play Anywhere, que permite adquirir um jogo nos consoles Xbox e obter a versão correspondente para PC. O recurso é bem recebido pelos jogadores, mas ainda está disponível para poucos títulos. Ou seja, se você tiver uma vasta biblioteca de jogos no seu Xbox, poucos deles estarão disponíveis no Xbox Ally.

Outra alternativa proposta pela Microsoft é o serviço de nuvem xCloud, integrado ao Xbox Game Pass Ultimate, embora essa solução possa não oferecer a mesma fidelidade da jogabilidade nativa no hardware.

De qualquer forma, o novo portátil do Xbox em parceria com a ASUS pode ser uma prévia do que veremos nas próximas investidas da marca em hardware. Muitos rumores apontam que o próximo console da linha Xbox será, na verdade, uma espécie de PC, com integração de lojas digitais como Steam, GOG e Itch.io.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*