Xbox Developer_Direct 2026: veja todos os anúncios e novidades
Por Gabriel Cavalheiro |

A Microsoft realizou a transmissão Xbox Developer_Direct 2026 na última quinta-feira (22), evento em que mostrou novidades de 4 dos principais lançamentos do Xbox para este ano. Entre eles estão dois jogos da Playground Games, o mais novo projeto da Double Fine Productions e o RPG de ação dos criadores de Pokémon, que será lançado simultaneamente no Xbox Game Pass.
O evento teve pouco mais de 50 minutos de duração e contou com informações dos jogos apresentados, gameplay e comentários dos desenvolvedores. A produtora do Reino Unido responsável por Forza Horizon roubou o Xbox Developer_Direct para ela ao revelar novas informações do próximo jogo da franquia, além de dar um show de hype com o reboot de Fable.
A Double Fine também vem de dobradinha. Após o lançamento do excêntrico e belíssimo Keeper no ano passado, a equipe de Tim Schafer promete mais uma de suas aventuras malucas com Kiln. O projeto, que estava há muito tempo adormecido, por fim resolveu dar as caras no evento.
Quer saber tudo o que rolou no Xbox Developer_Direct 2026? O Canaltech trouxe os principais anúncios e novidades dos quatro títulos que estrelaram o evento da Microsoft na ordem em que foram apresentados.
Forza Horizon 6 vai para o Japão
Anunciado durante a Tokyo Game Show 2025, Forza Horizon 6 ganhou uma tonelada de novidades durante o Xbox Developer_Showcase. A começar pela confirmação das informações vazadas pela Playground Games, que oficializou a data de lançamento: Forza Horizon 6 chega no dia 19 de maio de 2026 no PC, Xbox e Xbox Game Pass, com acesso antecipado em 15 de maio para quem adquirir a Premium Edition. O título também chegará ao PlayStation ainda este ano.
Outro detalhe importante que já estava circulando nas redes sociais era a arte de capa do jogo que, segundo os rumores, estamparia o Toyota GR GT, outra informação confirmada pela desenvolvedora do Reino Unido.
Forza Horizon 6 apresenta uma das cidades japonesas mais bonitas já vistas nos games, seguindo o belo showcase gráfico de toda a franquia. Este será o mapa mais extenso, vertical e diversificado já criado pela Playground (o que não é pouca coisa). O estúdio deixou claro em entrevista no Xbox Wire que o objetivo não é recriar o mapa 1:1, apesar de alguns locais famosos no Japão já terem sido revelados, como os paredões de gelo da Rota Alpina Tateyama Kurobe.
A desenvolvedora pretende capturar a essência e sensação de dirigir no Japão ao traduzir todas as paisagens regadas a pétalas de cerejeiras, os grandes centros néon e as famosas cidades rurais do país. Parte disso também inclui a sazonalidade, com as quatro estações do ano trazendo consigo mudanças visuais drásticas.
Outra grande novidade é o The Estate, um vale montanhoso onde os jogadores podem decorar e construir pistas e casas livremente com créditos do jogo. Também haverá oito casas com garagens personalizáveis onde será possível exibir carros e decorar o interior.
Por fim, Forza Horizon 6 promete trazer mais de 550 carros no lançamento, entre eles os carros que estampam a capa do jogo: 2025 Toyota GR GT Prototype e 2025 Toyota Land Cruiser. Outras novidades incluem o desgaste cosmético de pneus, pintura e adesivos em janelas, novos kits de carroceria e rebalanceamento de classes.
Forza Horizon já é bem conhecido por seus recursos de acessibilidade, que deve ser expandida no sexto jogo da série. Entre as novas opções estão Radar de Proximidade, Auto Drive (para turismo passivo) e Modo de Alto Contraste personalizável.
Dos criadores de Pokémon, Beast of Reincarnation
Beast of Reincarnation é o mais novo projeto da Game Freak, estúdio responsável pelos jogos principais da franquia Pokémon. O RPG de ação está em desenvolvimento há seis anos e deve chegar entre junho e agosto de 2026 no PC, PlayStation 5, Xbox Series e Xbox Game Pass.
O título acompanha a dupla Emma, uma jovem impura com o poder de manipular plantas e seu parceiro Koo, um cachorro visto como uma ameaça para o mundo. Os dois seguem uma aventura do leste para o extremo oeste de um Japão pós-apocalíptico no ano 4026, onde a civilização ruiu e a natureza retomou o controle de forma agressiva. O principal objetivo da dupla é derrotar a Beast of Reincarnation, a fonte de toda a contaminação do mundo.
O jogo promete trazer um RPG de ação com foco em combate rápido, reflexo e parry, este último ponto tido como a mecânica central, lembrando muitos jogos do estilo souls. Se engana quem pensa que Koo será só mais um NPC controlado por IA, o parceiro de Emma funciona a partir de um menu de comandos com abordagem tática que lembra um pouco o sistema de Final Fantasy VII Remake.
Kiln: a excêntrica surpresa da Double Fine
Prototipado há nove anos em uma GameJam interna da Double Fine Productions chamada Amnesia Fortnight, Kiln foi enfim revelado após dois anos de especulação sobre sua existência. O jogo segue mais uma vez a filosofia criativa do estúdio em um jogo multiplayer brawler baseado em equipe.
Kiln foi apresentado como o jogo secreto do Xbox Developer_direct 2026, e apesar de não ser um shadow drop como em outras edições, chega já no segundo trimestre de 2026 para PC, PlayStation 5, Xbox Series e Xbox Game Pass.
O título permite que os jogadores moldem e controlem seus próprios vasos de argila. O formato que os jogadores dão à argila reflete nos 24 ataques especiais possíveis que cada jogador pode ter. Não pense que vamos deixar esses vasos feios! Kiln oferece uma ampla gama de personalização.
Quanto ao gameplay, o jogo acontece em partidas 4x4 no modo Quench, onde a equipe deve carregar água pelo campo de batalha e apagar o forno do inimigo. A forma com que os jogadores dão forma aos personagens de argila é essencial aqui. Quanto mais espaço para água menor a vida, criando assim um balanceamento natural.
Kiln deve oferecer quatro mapas principais além do hub social conhecido como The Wedge. Caso a proposta maluca do título tenha te interessado, saiba que a Double Fine está com inscrições abertas para o beta fechado do jogo que deve acontecer muito em breve.
Fable rouba os holofotes
Fable definitivamente roubou a cena no Xbox Developer_Direct 2026. Anunciado pela primeira vez em 2020, o RPG da Playground Games recebeu poucas informações sobre o título nesses últimos seis anos, o que gerou receio entre alguns jogadores. Aparentemente o reboot está em um estado bem avançado, com janela de lançamento marcada para o segundo semestre deste ano no PC, PlayStation 5 e Xbox Series.
A série Fable é conhecida por se distanciar de jogos de fantasia medieval ao trazer uma abordagem mais próxima aos contos de fadas. Imagine que o jogo é o filho de Skyrim com Shrek com um pilar central em humor britânico. No reboot, os jogadores poderão criar seu herói (ou vilão) do zero e começarão sua jornada em Albion como criança.
Outro pilar central de Fable é seu sistema de moralidade Bom vs. Mau, que na versão da Playground Games será mais focado em várias áreas de reputação que mudará drasticamente como os habitantes do mundo te tratam. A desenvolvedora quer trazer um mundo aberto robusto e "de verdade", com mais de 1.000 NPCs únicos ou "População Viva", com seus nomes, personalidades, rotinas diárias e empregos.
Também é possível casar com qualquer um deles, ouviram, fãs de Stardew Valley? Fable promete um sistema completo de romance, casamento, filhos e divórcio. A economia de Albion também é relevante aqui. É possível adquirir qualquer casa ou negócio, abrigar moradores (ou despejá-lo). Um excelente exemplo de como o mundo de Fable funcionará é o do gigante Dave. Se você matá-lo, o corpo dele ficará apodrecendo no mapa pelo resto do jogo, desvalorizando os imóveis da região e irritando a irmã dele. Com isso, cada escolha muda o cenário drasticamente.
Por fim, quanto ao combate, Fable promete um sistema que combina força, habilidade e magia de forma fluída, sem atrasos caso você queira atacar com espada e lançar uma bola de fogo rapidamente. Um dos pontos-chave é fazer os inimigos se atacarem durante combates contra multidões. Para quem já jogou The Witcher, Fable aparenta trazer um pouco deste estilo.
Xbox promete grande jogos em 2026
Além dos quatro jogos apresentados pelo Xbox Developer_Direct, a Microsoft ainda tem muitas cartas na manga para comemorar o 25° aniversário da franquia. Em fevereiro a marca promete trazer grandes atualizações para Avowed e Towerborne, incluindo o lançamento destes jogos para o PlayStation 5.
Não vamos esquecer de Halo: Campaign Evolved, um remake na Unreal Engine 5 da primeira missão de Master Chief e a prequel Gears of War E-Day, jogo da The Coalition que promete estreitar ainda mais a relação entre Marcus e Dom e mostrar como aconteceu o Dia da Emergência em Sera.
Leia também no Canaltech:
- Xbox Game Pass recebe Death Stranding e Final Fantasy
- Fable: vazamento revela artes inéditas e retorno de locais clássicos
- Vem aí? Xbox Cloud Gaming gratuito deve chegar em breve com suporte a anúncios
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!