Publicidade

Ubisoft promete nova direção em 2026 e reestrutura estúdios e projetos

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Ubisoft
Reprodução/Ubisoft

A Ubisoft anunciou nesta quarta-feira (21) uma reestruturação completa para o ano de 2026. Nos últimos anos, o estúdio sofreu com fracassos comerciais e o cancelamento de diversos projetos, o que gerou diversos problemas com os acionistas e a venda de parte da companhia para a chinesa Tencent.

Segundo a produtora, o objetivo é “retomar sua liderança criativa” e “impulsionar uma recuperação acentuada”. Para isso, eles movimentaram todos os estúdios e projetos para novas posições dentro do seu ecossistema.

A Ubisoft também revelou que Prince of Persia: Sands of Time Remake e outros 5 games foram cancelados. Um deles seria uma experiência mobile e os outros 4 eram projetos não-divulgados (destes, três eram novas franquias).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, outros 7 jogos foram adiados e 2 estúdios fecharam as portas: o Hallifax, na última semana, e a Ubisoft Stockholm. De acordo com a companhia, muitos deles estavam previstos para chegar até abril de 2026 e precisam de ajustes para atender à qualidade esperada.

“A Ubisoft conduziu uma grande revisão de conteúdo entre dezembro e janeiro. Isso levou à decisão estratégica de mudar o foco do nosso portfólio, direcionar recursos e estruturar, de forma compreensiva, nosso roadmap para os próximos 3 anos”, afirmou em comunicado. 

Todos os games que sofreram adiamento foram direcionados para serem lançados até abril de 2027. No entanto, não mencionaram quais projetos fazem parte disso. Projetos como o remake de Assassin’s Creed IV: Black Flag e Splinter Cell podem estar no meio disso, mas nada foi confirmado.

A Ubisoft deixa claro que o caminho que tomou não estava correto e diz que precisou desta movimentação para acertar a sua rota de 2026 em diante. 

“Isso vai nos dar apoio no objetivo de voltar aos níveis excepcionais de qualidade no segmento de aventuras de mundo aberto e uma mudar a posição do grupo no segmento de experiências nativas de jogos como serviço”, reforça a companhia. 

Recentemente a produtora trouxe uma versão de Star Wars Outlaws para o Switch 2, novidades para Avatar: Frontiers of Pandora com a expansão “Das Cinzas” e lançou Assassin’s Creed Shadows. Todos os demais projetos estavam em um “limbo” e sem informações concretas para o breve futuro.

Continua após a publicidade

Retomada corporativa da Ubisoft

De acordo com a Ubisoft, tudo isso também ajudará a reduzir os custos operacionais. Cancelar projetos, fechar estúdios e reestruturar seus esforços têm como objetivo economizar 200 milhões de euros até 2028.

No novo modelo operacional, seus desenvolvedores serão divididos em 5 equipes diferentes daqui em diante. A Vantage Studios, subsidiária da Tencent, vai cuidar de franquias como Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six daqui em diante. Confira as demais abaixo:

  • Creative House 2: foco em experiências de tiro “competitivas e cooperativas”. Cuidará de franquias como The Division, Ghost Recon e Splinter Cell
  • Creative House 3: foco em jogos como serviço, como as linhas For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla e Skull & Bones
  • Creative House 4: foco em títulos narrativos e mundos fantásticos. Ela tomará conta das franquias Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia e Beyond Good & Evil
  • Creative House 5: foco em títulos casuais, como é o caso de Just Dance e Uno; assim como jogos familiares como as adaptações das experiências da Hasbro
Continua após a publicidade

Haverá uma liderança para cada uma das Creative House e objetivos para desenvolvimento, publicação e relatórios financeiros. Deste modo, a Ubisoft deseja que criem uma certa autonomia, tomem decisões mais velozes e tragam mais sucessos. 

Todas elas contarão com o apoio da Creative Network, uma equipe que vai compartilhar sua experiência com os demais estúdios e trazer suporte durante as etapas de produção de jogos. Eles também serão responsáveis por etapas como testes, localização, planejamento estratégico e outros.

Os antigos estúdios serão integrados às Creative House daqui em diante, assim como alguns membros dos diversos times de desenvolvimento vão migrar para a Creative Network diretamente. 

Continua após a publicidade

Não foi revelado se vão haver demissões, mas o diretor financeiro da Ubisoft, Frederick Duguet, não descartou uma ação do gênero.

“Algumas pessoas vão ser direcionadas para outros projetos grandes e alguns talvez deixarão suas vagas”, afirma o executivo.

Leia também no Canaltech: