Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch acaba com exigência de exclusividade para parceiros

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Agosto de 2022 às 14h40

Link copiado!

Divulgação/Twitch
Divulgação/Twitch

A Twitch começou a enviar e-mails para seus parceiros nesta terça-feira (23), avisando-lhes que não haverá mais acordo de exclusividade. Isso significa que os maiores streamers da plataforma podem fazer lives no YouTube, Facebook e outros sites sem penalidades.

Ainda é proibido fazer live em duas plataformas ao mesmo tempo. A restrição vale apenas para sites “semelhantes à Twitch”, como YouTube e o Facebook. Em aplicativos mobile, como o TikTok e o Instagram, está liberado. “Acreditamos que engajar com dois streams ao mesmo tempo pode levar a uma experiência abaixo do ideal para a sua comunidade”, diz o e-mail.

Continua após a publicidade

A Twitch também reconhece que, quando o programa de parceiro foi criado, “sentimos que era importante os streamers focarem apenas na Twitch para construírem suas comunidades”. Hoje, porém, “o cenário mudou”, e muitos criadores usam outros sites para se comunicar com as suas comunidades.

Rumores de que a Twitch mudaria seu contrato de parceiro circulavam na internet desde abril. As informações indicavam ainda um incentivo para mais propagandas — que acabou se concretizando — e na diminuição dos valores repassados aos streamers, de 70% para 50% — o que não aconteceu.

O fim de exclusividade era um desejo antigo de parceiros. A nova política também pode ser uma resposta aos recentes avanços do YouTube, que tem contratado grandes streamers da Twitch graças a contratos que oferecem salário maior e menos horas obrigatórias. No Brasil, o primeiro grande nome do YouTube foi o pro player Nobru.

A Twitch disponibilizou um FAQ (perguntas frequentes) sobre o assunto aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge