Publicidade

Super Mario 64 | Como jogo da Nintendo virou peça de museu

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

Compartilhe:
Reprodução/Milton Manetas
Reprodução/Milton Manetas

Você vai ao museu. Entre quadros, explicações pomposas e feixes de luzes, uma grande sala vazia tem uma televisão no centro. No lugar da Mona Lisa ou do Abaporu, a tela exibe o Mario, personagem da Nintendo, dormindo dentro do jogo Super Mario 64. A peça, chamada de SuperMario Sleeping, está em exibição em um museu no Brasil e representa um das primeiras obras que iniciou o movimento de transformar videogame em arte.

SuperMario Sleeping faz parte da série Videos After Videogames, do artista Miltos Manetas. O grego é considerado pioneiro no reconhecimento da influência dos videogames na arte e um dos principais nomes da Game Art, movimento que propõe a manipulação de jogos para produção de peças artísticas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A base da Game Art é a "machinima”, termo que une as palavras, em inglês, “máquina” e “animação”. A técnica é o segredo de séries produzidas a partir de The Sims, como Girls In The House, e de SuperMario Sleeping.

A obra de arte de Manetas foi produzida a partir de Super Mario 64, de 1996, e é composta por uma televisão que exibe o encanador da Nintendo dormindo sem interrupções. A cena corriqueira dos jogos 3D do personagem, mostrada sempre que o jogador deixa de movimentar Mario por um tempo, no museu, ganha outras proporções.

SuperMario Sleeping (Butterflies), de MILTOS MANETAS no Vimeo.

O Mario dormindo sem interrupções na tela da televisão, além de Game Art, pode ser classificado como um ready-made, o rebelde estilo da antiarte. No lugar de pinturas e instalações que tem grande apelo estético, a antiarte tem o objetivo de brincar com o conceito artístico e levar o público a um processo mais reflexivo do que contemplativo.

SuperMario Sleeping propõe um ready-made do personagem da Nintendo, inspirado no filme Sleep, de Andy Warhol. Ao observar a peça, o espectador é obrigado a contemplar os detalhes do cenário do jogo com calma, sem interrupções, ou ainda questionar a existência do Mario sem um controle do lado.

A obra é aberta a reflexões sobre o papel da arte nos videogames e a interpretações diversas. Inclusive, para aqueles que acreditam que não existe qualquer apelo em uma cena que pode ser reproduzida em casa, com um Nintendo 64.

Continua após a publicidade

Exposição apresenta Game Art no Brasil

É possível conhecer SuperMario Sleeping gratuitamente no Brasil. A peça faz parte da exposição "Playmode", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Vinda diretamente de Portugal, a mostra apresenta 44 peças, muitas delas interativas, criadas por artistas da Alemanha, Brasil, Croácia, Estados Unidos, França, Grécia, Japão, Nova Zelândia e Portugal.

Ao longo do percurso expositivo, o visitante cruza três grandes áreas que tentam ressignificar os jogos. Além de Super Mario 64, outro título explorado pelos artistas que passaram pela curadoria de Filipe Pais e Patrícia Gouveia é Grand Theft Auto V.

Continua após a publicidade

O título da Rockstar é o ponto de partida para duas obras em exibição em Playmode. A primeira, chamada Elegy: GTA USA Gun Homicides, do norte-americano Joseph DeLappe, modifica GTA 5 para rodar sozinho, sem a necessidade de um jogador. O mod mostra uma série de crimes com armas nas ruas, fazendo uma relação do título com o número total de homicídios que ocorrem nos Estados Unidos.

Outra obra, chamada San Andreas Streaming Deer Cam, troca o avatar do jogador em GTA 5 por um veado. A modificação faz com que o animal ande pelas ruas de San Andreas sem roteiro. A ideia do artista norte-americado Brent Natanabe era gerar estranhamento com as cenas espontâneas da modificação.

Continua após a publicidade

Playmode pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 6 de junho.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*