Steam Frame vai rodar jogos de Android para "roubar" devs do Meta Quest
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Em entrevista ao The Verge nesta quarta-feira (12), o engenheiro da Valve, Jeremy Selan, confirmou que o dispositivo de VR Steam Frame rodará jogos baseados em Android e que a empresa irá incentivar e apoiar desenvolvedores a levarem seus títulos para o headset.
A Valve lançará um kit de desenvolvimento do Steam Frame para que desenvolvedores que já utilizam APKs para produzir aplicativos de celular e VR baseados em Android levem suas aplicações à plataforma do Steam.
Apesar de rodar o SteamOS nativamente, será possível trazer jogos de Android ao Steam Frame graças ao chip Qualcomm Snapdragon baseado em arquitetura Arm do Steam Frame. O hardware foi projetado para lidar tanto com jogos em Realidade Virtual quanto com jogos tradicionais.
A ideia é que a portabilidade seja simples e invisível para o usuário na hora de baixar e jogar. A Valve promete ainda que será possível instalar APKs externos manualmente e que haverá uma "integração rica" com navegadores web.
Com a iniciativa, a empresa espera atrair desenvolvedores de jogos de VR do Meta Quest baseados em Android, ao invés vez de aplicativos e games que se encontram em dispositivos móveis tradicionais.
"Eles são, na verdade, desenvolvedores de VR que querem publicar seu conteúdo de VR e estão portando um título de VR móvel, no qual já estão familiarizados com a criação desses APKs", contou Selan. "Agora eles têm liberdade para trazê-los para a Steam, e eles simplesmente funcionarão neste dispositivo."
Valve anuncia Steam Machine e controle
Além do VR Steam Frame, a Valve anunciou outros dois hardwares: o Steam Machine e o Steam Controller. O primeiro deles é um PC compacto para conectar à TV ou monitor, quase como um console que executa o SteamOS.
Já o controle conta com uma disposição parecida com a do Steam Deck, incluindo trackpads e tecnologia anti-drift TMR, superior ao Hall Effect. Toda a nova linha de hardware da Valve chega no início de 2026, incluindo o Steam Frame.
Leia também no Canaltech:
- Smartphones Android já podem rodar seus jogos do Steam
- Steam Machine e Steam Frame vão permitir troca rápida de jogos via microSD
- Steam de cara nova: Valve explica por que ampliou a loja
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: The Verge