Steam de cara nova: Valve explica por que ampliou a loja
Por Gabriel Cavalheiro |

A Valve anunciou na última sexta-feira (7) uma mudança no Steam que amplia as páginas de jogos na loja. O recurso estava disponível para participantes do beta do Steam desde o final de agosto.
A mudança, agora pública, aumentou a largura de muitas páginas em 260 pixels, passando de 940 px para 1.200 px. Segundo a empresa, o novo tamanho permitirá que as páginas dos jogos aproveitem melhor as dimensões de monitores mais largos.
A Valve optou pela nova largura de 1.200 px pois, segundo pesquisas de hardware e software do Steam, a maioria dos usuários não executa a plataforma em tela cheia. “Após experimentarmos diferentes proporções, descobrimos que 1.200 px de largura representavam um bom equilíbrio, permitindo exibir mais conteúdo na tela sem sobrecarregar a página e dificultar a navegação”, afirmou a empresa.
O carrossel de trailers e capturas de tela também foi alterado e agora conta com uma maior área nas páginas. Também será possível alternar entre três modos de exibição: padrão, cinema e tela cheia. As imagens contam com uma maior resolução para acompanhar as mudanças no tamanho das páginas.
Vários outros recursos e guias foram ampliados, como a página de busca, recomendador interativo e populares entre amigos. Para os desenvolvedores, a Valve trouxe mais ferramentas de formatação de texto e imagem, oferecendo mais opções para descrever o jogo de diversas formas.
Steam é um monopólio?
Uma pesquisa conduzida pelo Atomik Research em maio apontou que 72% de 306 executivos da indústria em países como Reino Unido e Estados Unidos acreditam que o Steam se trata de um monopólio.
Os desenvolvedores se mostraram preocupados ao depender de uma única loja para distribuir seus jogos. Os dados ainda apontam que 80% dos entrevistados esperam usar alternativas de plataformas de PC nos próximos cinco anos.
Apesar do temor de monopólio, toda a atenção e concentração de mercado da Valve com o Steam ocorre justamente pela qualidade do serviço oferecido, preços atraentes e interface completa que vem sendo aprimorada há anos.
A Epic Games vem fazendo frente à consolidação do Steam, com uma agressiva estratégia de jogos gratuitos semanais, exclusivos de PC como Alan Wake 2 e oferta de seus produtos da casa, como Fortnite e Rocket League.
Leia também no Canaltech:
- Steam Deck agora baixa jogos com tela desligada para economizar bateria
- Calendário Steam ajuda a acompanhar os lançamentos; veja como usar
- Steam nega barrar jogos adultos ao Acesso Antecipado da plataforma
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?