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State of Play | Gran Turismo 7 quer atrair novatos e veteranos da série

Por| Editado por Bruna Penilhas | 02 de Fevereiro de 2022 às 19h30

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Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

A mais recente edição do State of Play, programa periódico em que a Sony apresenta novidades dos jogos que estão chegando às plataformas PlayStation, foi inteiramente dedicada a Gran Turismo 7. Apresentado pelo criador da franquia e designer Kazunori Yamauchi, o programa exibido nesta quarta-feira (02) apresentou um título que chega com a difícil tarefa de entregar o maior simulador da história da franquia e, também, uma experiência que atraia novatos da série e do mundo dos jogos de velocidade.

“A ideia é criar um paraíso que celebre a cultura dos carros, que possa ser curtido por qualquer um”, explicou Yamauchi. De acordo com as informações oficiais, no lançamento marcado para 4 de março, Gran Turismo 7 terá mais de 400 veículos e 32 pistas, com 97 layouts diferentes entre elas, construindo um universo de velocidade e desafio, mas também de conhecimento e contemplação do universo automotivo.

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Um mês antes do lançamento do game, essa edição do State of Play chega para revelar novos recursos e destacar a evolução das características centrais da franquia. O Gran Turismo Café será o centro de toda a experiência, de acordo com os desenvolvedores, servindo como uma espécie de modo campanha para o game, mas não da forma convencional, com começo, meio e fim; a ideia é que, a partir dali, o usuário explore o universo do jogo e todas as suas possibilidades.

Isso vai acontecer a partir dos tradicionais testes de licença, que permitirão ao usuário “tirar a carteira de motorista e aprender fundamentos”, ou a partir de desafios e exibições de histórias, com direito a depoimentos de pilotos e designers de veículos clássicos que fazem parte da história do automobilismo. Em Gran Turismo 7, como sempre, o jogador começa com um veículo comum e compacto, com o Café e suas fases se unindo ao tradicional sistema de créditos para a construção de uma garagem recheada de máquinas.

Dessa celebração, fazem parte dois modos inéditos que receberam atenção especial durante o episódio. O primeiro foi o Music Replay, um sistema que une dois dos aspectos que sempre foram parte integrante da experiência — a trilha sonora e as gravações de corridas — para entregar uma direção cinematográfica às reprises.

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No PlayStation 5, console usado para as exibições do State of Play, o resultado é uma experiência quase cinematográfica com os replays, ao contrário das visões estáticas dos games anteriores, similares a uma transmissão de TV. É uma opção que, de acordo com Yamauchi, representa uma das maiores novidades de Gran Turismo 7 e está entre as principais evoluções de conceitos clássicos da franquia.

Mais interessante é o modo Music Rally. Focado na experiência de dirigir ouvindo música e menos na competitividade das corridas, o formato lembra os games antigos da era arcade. Pense em OutRun, clássico de corrida da SEGA, que você entenderá a lógica de um sistema que coloca o som no talo e coloca o jogador para percorrer circuitos enquanto coleta checkpoints que dão mais tempo de jogatina.

O objetivo é chegar ao final da canção que está sendo reproduzida, com o tempo sendo substituído pelas batidas. Canções mais aceleradas criam desafios maiores, enquanto as mais suaves servem como um passeio, com o jogador percorrendo os circuitos e podendo notar cada detalhe deles. Tudo valendo créditos e pontos que se transformam em mais carros e retroalimentam a jogabilidade.

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Mais real que a vida

Não seria uma apresentação de Gran Turismo 7 sem o foco dedicado ao clima, a simulação e o realismo. Aproveitando o poder de processamento do PlayStation 5, a ideia de Yamauchi é criar o simulador mais fiel de toda a saga, com direito até mesmo a análises de como o pôr do Sol se comporta no Japão, por exemplo, em relação aos Estados Unidos, com as pequenas nuances de cada região sendo transpostas para as pistas.

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A parte mecânica e física contou com o apoio de montadoras, clubes de corrida e até escuderias durante o desenvolvimento, com Yamauchi citando a participação da Fiat e também do piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton como exemplos. Isso se traduz não apenas no comportamento dos veículos e suas variações de pneus e ajustes, mas também em como eles percorrem diferentes tipos de asfalto, zebras e, em caso de erro, a grama e a brita.

Esse aspecto também deve se refletir no feedback sentido durante as partidas. Claro, a melhor forma de aproveitar um simulador de velocidade é com o volante, mas graças ao feedback tátil do PlayStation 5 e seus gatilhos adaptáveis, mesmo quem estiver usando o controle poderá sentir as diferentes vibrações e elementos, assim como a resistência dos pedais e a forma como o veículo reage a cada condição ambiental. O som tridimensional também faz parte da festa, com um trabalho de desenvolvimento apurado também nesse sentido.

No PS5, o título contará com os tradicionais modos de performance e desempenho, de acordo com a vontade de cada jogador. Enquanto os efeitos de iluminação mais realistas proporcionados pelo Ray Tracing somente aparecerão em replays, showrooms e aspectos mais passivos. Durante as partidas, será possível escolher entre jogar em 60 quadros por segundo constantes ou aumentar a resolução em detrimento de uma taxa de quadros mais variável.

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Gran Turismo 7 chega no dia 4 de março ao PlayStation 4 e PlayStation 5. Quem adquirir a versão de velha geração terá opção de upgrade para a nova por US$ 10, cerca de R$ 53 — a Sony ainda não divulgou o valor oficial para o Brasil.