Sony revela PlayStation VR2 com 4K HDR

Sony revela PlayStation VR2 com 4K HDR

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 05 de Janeiro de 2022 às 10h53
Reprodução/Sony

A Sony revelou mais detalhes sobre o PlayStation VR2 na noite de terça-feira (4), durante a CES 2022, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A segunda geração do aparelho de realidade virtual será compatível com o PlayStation 5 e trará uma tela OLED resolução em 4K com HDR, campo de visão de 110 graus e novos recursos sensoriais que rastreiam o jogador com precisão. A empresa não revelou o design oficial do aparelho, nem previsão de lançamento.

Também foi confirmado o nome do novo controle do PS VR2, que se chamará PlayStation VR2 Sense. Não é apenas o nome que foi inspirado no controle do PS5, o DualSense: ele trará os mesmos recursos de feedback háptico e gatilhos adaptáveis.

Logo oficial do PlayStation VR2 (Foto: Divulgação/Sony)

O display do PS VR2 será de OLED com resolução 4K — contra 1080p no primeiro PS VR — e suporte a HDR (High Dynamic Range, ou grande alcance dinâmico, em inglês, que equilibra diferentes contrastes na mesma imagem e deixa tudo mais bonito). Serão 2000x2040 pixels por olho, com taxas de resolução entre 90 a 120Hz e campo de visão de 110 graus.

O aparelho rastreará o movimento do usuário com quatro câmeras e um sensor infravermelho integrados no headset — ou seja, o PS VR2 não exigirá o uso de uma PlayStation Camera. A tecnologia será capaz, inclusive, de acompanhar o movimento dos olhos. “Um simples olhar em uma direção específica pode criar um comando adicional ao personagem do jogo”, diz a empresa.

Visual do controle do PS VR2 já havia sido revelado anteriormente pela Sony (Foto: Divulgação/Sony)

A Sony está apostando alto na tecnologia sensorial do PS VR2, que permitirá uma “maior sensação de presença, permitindo que os jogadores escapem para mundos de jogo como nunca antes”. Em um post do PlayStation Blog, a empresa cita um exemplo específico:

“Por exemplo, os jogadores poderão sentir a pulsação elevada de um personagem durante momentos de tensão, o movimento de objetos passando perto da cabeça do personagem ou o impulso de um veículo conforme o personagem acelera.”

Outro detalhe interessante é que o acessório não virá mais com uma câmera externa, como acontece na geração atual à venda. Para configurá-lo, será preciso apenas conectar um USB tipo C do PS VR2 diretamente no PS5.

Especificações técnicas do PlayStation VR 2:

Tela OLED
Resolução do painel 2.000x2.040 por olho
Taxa de atualização do painel 90 Hz, 120 Hz
Separação de lentes Ajustável
Campo de Visão Aproximadamente 110 graus
Sensores Sensor de Movimento: Sistema de detecção de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos)
Sensor de Fixação: sensor de infravermelhos de proximidade
Câmeras 4 câmeras, mais uma câmera de infravermelho para rastreamento ocular
Feedback Vibração no fone de ouvido
Comunicação com PS5 USB Type-C®
Áudio

Entrada: microfone embutido

Saída: fone de ouvido estéreo

Especificações técnicas do controle PlayStation VR2 Sense:

Botões

[Esquerda]​ botão PS, botão de Opções, botões de Ação (Círculo/Cruz), Botão R1, Botão R2, Direcional direito / Botão R3

​[Direita]​ botão PS, botão Criar, botões de Ação (Triângulo/Quadrado), botão L1, botão L2, Direcional esquerdo / Botão L3

Sensores

Sensor de movimento Six-axis, de seis eixos (giroscópio de três eixos + acelerômetro de três eixos)

Sensor Capacitivo: Detectação pelo toque do dedo; IR LED: registo de posição

Feedback Gatilhos adaptáveis (nos botões R2/L2), Feedback Háptico (por um único atuador em cada unidade)
Porta Porta USB Type-C®
Comunicação Bluetooth® Ver5.1
Bateria Bateria recarregável de íon de lítio integrada

Durante a CES, a Sony também revelou que a franquia Horizon Zero Dawn ganhará um jogo exclusivo para realidade virtual. Confira mais detalhes aqui.

Fonte: PlayStation Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.