Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony teria interrompido fabricação do PlayStation VR2 após baixa nas vendas

Por| Editado por Durval Ramos | 18 de Março de 2024 às 10h34

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A Sony teria interrompido temporariamente a fabricação do PlayStation VR2 após ver baixa nas vendas. De acordo com as informações não confirmadas obtidas pelo site Bloomberg, o headset de realidade virtual da empresa estaria saindo cada vez menos desde seu lançamento, em fevereiro do ano passado, o que levou à pausa na produção para limpar os estoques.

A falta de jogos e recursos que atraíssem o público seria um dos motivos; mesmo anúncios recentes não teriam chamado atenção pela ausência de franquias fortes ou títulos inovadores. Enquanto isso, a empresa vê o futuro suporte a games e aplicativos para PC, anunciada em fevereiro deste ano, como um caminho para aumentar o apelo do PSVR2. Essa abertura, porém, pode morar a acontecer, já que a compatibilidade ainda está sendo desenvolvida.

Junte-se a isso, ainda, a notícia da demissão de 900 pessoas da divisão de PlayStation em todo o mundo. Os detalhes sobre os departamentos atingidos não foram divulgados, mas a divulgação oficial incluiu o fechamento de um estúdio proprietário e reduções de pessoal em outra desenvolvedora, ambas focadas na produção de jogos em realidade virtual.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a confiança no sucesso da plataforma e, até, certo entusiasmo com as vendas nas primeiras semanas, teriam levado a Sony a fabricar pelo menos dois milhões de unidades do PSVR2. Números não oficiais indicam que pouco menos de metade desse total ainda estaria nas prateleiras do mundo, enquanto o interesse do público pelo aparelho cairia mês a mês.

A notícia publicada pelo Bloomberg não foi confirmada oficialmente, mas tudo aponta para um momento complicado para o PSVR2 e a confiança da Sony nesta tecnologia. Outros relatos recentes, igualmente não confirmados, indicam que a empresa estaria vendo o produto como uma “categoria desafiadora”, o que teria contribuído para a decisão de interromper a fabricação até que as prateleiras estejam mais leves.

Continua após a publicidade

Sucesso inicial não se manteve

Não ajuda, também, o fato de a Sony evitar divulgar números oficiais relacionados ao PSVR2 — o que, para muitos, também é visto como um sinal de problemas. O mais recente dado oficial sobre as vendas do headset é de maio de 2023, quando a Sony anunciou ter superado 600 mil unidades vendidas do aparelho apenas nas primeiras seis semanas de lançamento.

Enquanto analistas apontavam que o valor alto do aparelho — US$ 550 nos EUA e, oficialmente, R$ 4.499 no Brasilseria uma questão desde o começo, a ideia é que o interesse do público caiu drasticamente ao longo do segundo semestre do ano. A estimativa é que cerca de um milhão de unidades tenham sido vendidas até o primeiro aniversário do dispositivo, um total que estaria bem abaixo das expectativas da Sony.

A empresa não se pronunciou oficialmente sobre a continuidade ou não da fabricação do PSVR2.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg