Publicidade

Silent Hill está de volta com novos jogos e até filme e série para streaming

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Outubro de 2022 às 11h45

Link copiado!

Konami
Konami
Tudo sobre KONAMI

Depois de quase virar uma lenda urbana, Silent Hill finalmente está de volta. A Konami confirmou que a clássica franquia de terror vai retornar aos consoles e anunciou não apenas um, mas três novos jogos além de um filme e uma série ambientada nesse universo perturbador.

  • 10 novos jogos de terror para ficar de olho nos próximos meses
  • 15 jogos de terror para morrer de medo no Halloween

E a grande estrela dessa enxurrada de novidades foi, sem dúvidas, o remake de Silent Hill 2. O game está em desenvolvimento pelo estúdio polonês Bloober já há pelo menos três anos e vai trazer de volta uma das melhores histórias de toda a franquia ao mesmo tempo em que moderniza muitos elementos.

A produtora é uma velha conhecida dos fãs de horror, sendo responsável por jogos como The Medium e a série Layers of Fear. Não por acaso, muitos fãs viam nessas produções uma espécie de “sequência espiritual” de Silent Hill, já que muito da ambientação e do próprio clima de seus games remetiam muito à franquia da Konami.

Continua após a publicidade

A nova versão de Silent Hill 2 vai contar ainda o retorno de Akira Yamaoka, o lendário compositor responsável pela trilha sonora icônica da série. Masahiro Ito, artista que trabalhou no jogo original em 2001 e criou o Pyramid Head, também está de volta.

De acordo com a Konami, o game ainda não tem data para chegar. Em compensação, foi confirmado que ele será lançado com exclusividade temporária de 12 meses no PlayStation 5 e que, após esse período, será liberado para PCs via Steam. Com isso, as plataformas Xbox devem mesmo ficar de fora.

De qualquer forma, o anúncio de Silent Hill 2 vem para colocar um fim na espera quase interminável que os fãs tinham de ver um novo jogo da série. O último título da franquia foi Silent Hill: Downpour, lançado em 2012 e recebido de forma bastante mediana pelo mercado. Desde então, muito se falou sobre um novo game — incluindo o projeto cancelado com Hideo Kojima —, mas nada de concreto apareceu. Até agora.

Continua após a publicidade

Outros games

O remake de Silent Hill 2 não foi a única novidade anunciada pela Konami para os órfãos da cidade maldita. Embora o game produzido pela Bloober seja o carro-chefe da empresa neste momento, outros projetos menores envolvendo esse universo de horror também foram apresentados.

É o caso de Silent Hill: Townfall, desenvolvido em parceria entre a Annapurna Interactive (Stray) e a No Code Studios (Stories Untold). Não foi revelado ainda como será o jogo, já que o teaser exibido é bastante vago e sem qualquer demonstração de jogabilidade. Ainda assim, as duas empresas prometeram uma nova perspectiva sobre a série baseada justamente no estilo diferenciado que elas adotam em seus títulos.

Continua após a publicidade

Silent Hill f teve um trailer um pouco mais dentro do que a gente espera da série, embora também tenha deixado mais perguntas do que respostas. Tudo o que foi dito é que a história se passará no Japão da década de 1960 e que vamos ter eventos bizarros envolvendo flores, crianças surreais e imagens que vão deixar qualquer pessoa com tripofobia desesperada.

O destaque de Silent Hill f é que ele está sendo escrito por Ryūkishi07, famoso por romances visuais japoneses que lidam com mistérios de assassinato, terror psicológico e sobrenatural — ou seja, o que a gente espera de um jogo assim.

Continua após a publicidade

Os dois games não tiveram data e nem plataformas anunciadas.

Filme e série

Fechando o pacote de novidades de Silent Hill, a Konami anunciou que um novo filme baseado nos games vai chegar aos cinemas. Chamado de Return to Silent Hill (Retorno a Silent Hill, em uma tradução literal), o longa será dirigido por Christophe Gans, responsável pelo filme de 2006.

Continua após a publicidade

Junto com o anúncio, foram mostradas algumas artes conceituais e pedaços do storyboard que confirmam que a produção vai adaptar os eventos de Silent Hill 2 — o que faz com que o cinema e o remake dialoguem perfeitamente. Segundo o cineasta, ele é um gamer e quer levar a experiência que os fãs conhecem dos jogos para as telas, assim como ele já tinha feito antes.

Só não foi dito quando a película vai estrear, já que nem mesmo o elenco foi escalado ainda.

Por fim, Silent Hill: Ascension é uma ousada proposta de série que se encaixa muito mais como uma experiência narrativa. Coproduzida pela Genvid Entertainment, Bad Robot Games, Behaviour Interactive e dj2 Entertainment, ela será um seriado em streaming transmitido ininterruptamente 24 horas por dias e 7 dias por semana e que o próprio público vai decidir os rumos da trama.

Basicamente, um Você Decide de terror.