Publicidade

O que é tripofobia?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2021 às 13h45

Link copiado!

Oleg Magni/Pexels
Oleg Magni/Pexels

A palavra "fobia" consiste no medo exagerado de diversas coisas. Existem pessoas com medo de altura, de água, de morrer, e até de alguns animais como aranhas, cães, gatos e baratas. Mas, existem também alguns medos bastante peculiares, como a tripofobia.

"Tripo" vem do grego, "trypa", que significa "buraco".

Sendo assim, tripofobia é nada menos do que medo de buracos. E não estamos falando de buracos que possam ser uma ameaça à nossa integridade física, como penhascos ou fossos. Mas, de buracos que estão próximos um do outro, formando um conjunto padronizado.

Continua após a publicidade

AVISO: se você sofre de tripofobia, cuidado, esta matéria conta com imagens fortes para você!

Como assim, medo de buraco?

Uma pessoa que sofre de tripofobia sente medo ou nojo extremo de buracos agrupados, sofrendo de uma aflição extrema quando visualiza alguns deles. Essas pessoas não conseguem olhar, por exemplo, para favos de mel, uma bebida com muitas bolhas na espuma, morangos, frutas como romã partida ao mei, entre outras coisas.

Confira na galeria abaixo alguns exemplos de imagens nocivas para quem tem tribofobia:

Continua após a publicidade

Sintomas de tripofobia

Os sintomas de tripofobia, que envolvem medo e nojo, aparecem assim que a pessoa olha para esse agrupamento de buracos. Elas podem sentir arrepios, repulsa, desconforto, estresse, ataques de pânico, suadouro, desconfortos visuais, como ilusões ou distorções, formigamento na pele, tremores e náusea.

Diagnóstico e tratamento

Continua após a publicidade

Caso você tenha esses sintomas, pode consultar um médico psiquiatra para receber ajuda, ainda que não haja um diagnóstico reconhecido por associações médicas e de saúde mental. Ele irá analisar seu histórico médico e social, buscando um tratamento que irá ajudar a mudar a sua reação quando em frente a esse desconforto.

O paciente pode contar com a ajuda de medicamentos para ansiedade e síndrome do pânico, técnicas de relaxamento, atividade física, entre outras estratégias combinadas com estilo de vida e alimentação. O tratamento também pode exigir o confronto com a situação que traz medo, ou seja, será preciso se acostumar com essas imagens para, quem sabe, deixar a fobia de lado.

Fonte: Healthline