Reduflação no PS5: Sony lança modelo com menos SSD, mas mantém o mesmo preço
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O PlayStation 5 com 825 GB de SSD começou a ser vendido pela Amazon nesta quarta-feira (17) e trouxe um grande susto: ele será vendido por 499 euros, mesmo preço que antes era encontrada a versão de 1 TB.
Os preços foram divulgados pela loja na Itália e na Alemanha, com data de lançamento agendada para 23 de outubro de 2025. Não foi revelado se o console com 1 TB de armazenamento sofrerá aumentos ou terá sua distribuição encerrada com a chegada do modelo “CFI-2116”.
Desta forma, fica mais evidente que a versão de 825 GB do PlayStation 5 chega apenas como um corte de custos para a Sony — não uma opção mais viável para os jogadores comprarem.
Debates sobre o armazenamento do PlayStation 5
Qualquer pessoa que joga sabe que 1 TB é o “mínimo” que um console de mesa de alto desempenho pode ter. Não apenas no PlayStation 5, mas no Xbox Series X e PCs, já que muitos jogos já ultrapassam os 100 GB de tamanho. Call of Duty: Black Ops Cold War, por exemplo, ocupa 300 GB do armazenamento.
São basicamente 200 GB que a Sony removeu no modelo CFI-2116 — algo que poderia representar a instalação de cerca de 2 jogos, se pensar de forma otimista. Se levar em consideração o sistema operacional do console, o SSD fica ainda mais apertado: com aproximadamente 650 GB livres.
Cobrar o mesmo valor do PlayStation 5 de 1 TB se mostra uma ação ainda mais anticonsumidor, sem mencionar os aumentos recentes do preço instituídos pela Sony (o que é algo inédito, já que as gerações anteriores sofriam quedas de valor e não uma valorização).
Vale mencionar que a versão com 825 GB chega apenas como a “Edição Digital” — que não acompanha o leitor de disco. Até onde a companhia revelou, esta continuará sendo vendida normalmente.
Leia também no Canaltech:
- 10 franquias que queremos de volta no PlayStation 6
- Fim da mídia física? Discos representam apenas 3% da receita do PlayStation
- DualSense agora funciona no PS5, PC e celular sem precisar reconectar; veja como
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.