Publicidade

Ratchet & Clank: Rift Apart recebe modo de 40 FPS; entenda o que muda

Por| Editado por Bruna Penilhas | 01 de Julho de 2021 às 14h30

Link copiado!

Reprodução YouTube/Sony
Reprodução YouTube/Sony

O estúdio Insomniac Games liberou uma nova atualização gratuita para Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, recente lançamento exclusivo de PlayStation 5. A principal novidade fica para a opção de rodar o jogo em 40 FPS (quadros por segundo) no modo "Fidelidade". Este é o primeiro game do PS5 a disponibilizar esta taxa de quadros.

No entanto, a taxa de quadros só é possibilitada com o cabo HDMI 2.1 (que já acompanha o console da Sony) e em monitores e televisores de 120 Hz. Com o suporte a taxa de atualização de 120 Hz, o modo é capaz de reduzir as latências e suavizar as quedas de quadros em cenas mais agitadas. Esta configuração torna a instabilidade menos perceptível do que as quedas de 60 FPS para 30 ou de 30 para 15, por exemplo.

Continua após a publicidade

O modo Fidelidade do jogo roda a 30 FPS com ray-tracing e em resolução 4K. Enquanto o modo Desempenho suporta 60 FPS, mas sem a tecnologia de traçado de raios para oferecer uma resolução de imagem maior. Já o Desempenho TR é o oposto, com uma resolução inferior para ajustar efeitos visuais em prol do ray-tracing.

Matematicamente falando, o novo modo ajuda no processamento, já que os 120 Hz se dividem em três ciclos de atualização. Logo, 120 dividido por 3 é igual a 40. A mudança visual e técnica é próxima ao Variable Refresh Rate (Taxa Variável de Atualização) presente no concorrente Xbox Series X|S - e ainda não é compatível com o PS5. A tecnologia é combinada ao HDMI 2.1 para oferecer frames de forma mais rápida e fluida.

Outras novidades

O exclusivo de PS5 ainda ganhou as opções de remover o efeito da saída-fantasma (o dash que permite desviar de ataques e atravessar algumas portas), a possibilidade de pular cutscenes e novos adesivos para o modo foto. A atualização também corrigiu bugs em missões com a Glitch, de danos da arma RYNO, quedas infinitas, falhas que atrapalhavam troféus e outros erros.

Continua após a publicidade

O patch 1.002 de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão tem 576 Mb e já está aparecendo automaticamente para quem possuí o game. Caso o download não comece quando ligar o console, basta ir até o jogo, apertar o botão "opções" (o botão com as as três barrinhas sinalizadas, próximo ao triângulo e ao quadrado) e depois selecionar a opção "Procurar Atualização".

Fonte: Gamespot, ArsTechnica, Suporte Insomniac Games