Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Ratchet & Clank | Em Uma Outra Dimensão é um arsenal de diversão no PS5

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2021 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/PlayStation
Divulgação/PlayStation

O que uma espécie de felino espacial e um robô foram fazer na galáxia? Bem, essa história começou em 2002, no amado PlayStation 2. Anos e jogos mais tarde, o PlayStation 5 recebe Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, mais uma grande história da dupla, mas completamente aprimorada de tudo que já foi mostrado.

O Canaltech já jogou e preparou um material com tudo que gostamos e o que nos incomodou nessa experiência de nova geração. E, claro, tudo sem spoilers para você aproveitar ao máximo quando começar a jogar.

Continua após a publicidade

A história começa com a dupla recebendo uma homenagem da cidade pelas vezes que salvaram a galáxia; igual quando atletas olímpicos voltam às suas cidades e desfilam nos caminhões do Corpo de Bombeiros exibindo suas medalhas. Eis que o Dr. Nefarious e seus capangas atrapalham a comemoração e roubam o Dimensionador, a poderosa arma que abre fendas no tempo e espaço.

Os heróis e o próprio vilão acabam sendo sugados por uma dessas fendas e vão parar em Corson V, uma Megacorp alternativa onde quem manda em todos os planetas é o Imperador, versão de Nefarious. Após um combate, eles se separam e Clank acaba resgatado pela nova — e carismática — Rivet, a lombax fêmea que é o duplo dimensional de Ratchet.

Continua após a publicidade

A nova protagonista é um equilíbrio perfeito entre o bom humor e a seu senso de responsabilidade — lembra um pouco a personalidade do Homem-Aranha. Mesmo já tendo passado por maus bocados, ela vê em seus novos amigos uma grande chance de derrotar o vilão principal

Nessa realidade, ela é uma das líderes da resistência que luta para libertar a galáxia, mas o vilão e seu exército robótico dificultam muito o processo. Com as fendas espalhadas por todos os cantos, os heróis buscam o caminho rumo a vitória.

Pew Pew

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão tem uma mecânica divertidíssima. Com o variado arsenal, é possível criar diversas táticas diferentes de combate. Porém, se a munição acabar, sempre terá a chave de fenda de Ratchet ou o novo martelo de Rivet.

Continua após a publicidade

Usar as armas é mais interessante, principalmente porque elas sobem de nível e permitem melhorias. Aumentar a munição, taxa de disparo, área de alcance e outras funções são essenciais para combater os novos inimigos que aparecerão no caminho. Mas o combate corpo-a-corpo é muito efetivo e também conta com uma melhoria gradual.

Vale ressaltar que os dois protagonistas têm uma espécie de "inventário compartilhado". Todas as compras, melhorias e armaduras encontradas podem ser usadas pelos dois. A explicação para isso é que a Sra. Zurkon, vendedora de armas, libera as armas para os dois por eles serem da resistência. É engraçadinho.

Os vilões também têm múltiplas formas de ataque, com disparos “convencionais”, bombas, raios e ataques físicos. Nessa hora, entra outro fator crucial no game: a movimentação. Além da possibilidade de correr e pular, o jogo conta com o poder do Fantasma, um dash e as botas propulsoras. Nas áreas grandes ou nas pequenas, dá para desviar de tudo enquanto atira freneticamente nos inimigos.

Continua após a publicidade

Tudo funciona muito bem e de forma fluída, mas em duas ou três vezes, usar a bota na máxima velocidade me fez furar o mapa e entrar em lugares que não eram possíveis. Claro, isso é algo comum em acessos antecipados e muito provavelmente vai ser corrigido até o lançamento.

Não é uma odisseia espacial

Continua após a publicidade

A história de Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão segue uma linha narrativa bem interessante, mostrando como são os personagens na nova realidade. Apesar de diferenças físicas, as personalidades, qualidades e inseguranças são praticamente as mesmas, mas em contextos diferentes.

A trama principal é um pouco curta, de modo que a experiência total só é mais longa com as missões secundárias (que também não são tantas) e a caça pelos colecionáveis — ainda que alguns só fiquem disponíveis com o avanço da história.

O foco, claro, é mostrar os protagonistas viajando por diversos planetas e explorando a outra dimensão para interromper os planos do Dr. Nefarious e restaurar os universos. Com o desenvolvimento do enredo, são apresentados alguns valores de amizade, persistência para alcançar seus objetivos e o como o trabalho em equipe vence qualquer coisa.

Continua após a publicidade

Na maior parte do tempo, a história simples é contada com um humor leve capaz de agradas todos os públicos. Mas em outros, assuntos um pouco mais tensos envolvendo a tirania do governante e até autoaceitação são bem inseridos na história e te fazem refletir.

Assim como o jogo de PlayStation 4, depois da última missão final é desbloqueado o Modo Desafio (um Novo Jogo+) que permite o aumento do nível das armas e de vida, mas equilibra isso deixando os inimigos mais resistentes e fortes. O modo cumpre bem seu papel de deixar o jogo mais difícil, e é possível dizer que ele alonga o enredo. Vale ressaltar que se você quiser a platina, vai precisar jogar um pouco desse modo.

A progressão da dificuldade, na maior parte do tempo, também é coesa com todo o desenvolvimento da história e com as novas armas que ficam disponibilizadas até aquele momento.

Continua após a publicidade

Senti alguns desequilíbrios nas fases com a Glitch — de remover vírus dos computadores — em que certas partes eram mais difíceis que outras. Em outros momentos, alguns chefões estavam muito abaixo do esperado, o que deixava a batalha sem graça. Porém, foram poucas vezes e nenhuma que atrapalhou a jogatina de verdade.

Hardwares de outro planeta

A Insomniac Games teve a chance de fazer dois grandes lançamentos brilharem no primeiro ano do PlayStation 5 e fez isso com maestria. Assim como em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, o SSD elimina as telas de carregamento.

Continua após a publicidade

No novo Racthet & Clank, da tela inicial do console ao menu do game leva cerca de 6 segundos. Dele para o jogo em si, em 2 segundos o jogador já está com tudo pronto para a aventura.

As transições entre as cutscenes são extremamente fluídas, a troca rápida de dimensões e cenários também funcionam muito bem, sem nenhum engasgo ou queda significativa de frames. Fora que os momentos de combate intenso, com milhares de inimigos, tiros, explosões e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo são um deleite visual e é possível ver cada detalhe.

O DualSense rouba cena mais uma vez. Depois de Astro's Playroom mostrar tudo que o novo controle do PS5 é capaz, as armas de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão mostram, literalmente, um arsenal de possibilidades.

Continua após a publicidade

Falando primeiro das armas, cada uma tem sua particularidade e isso é muito bem refletido pelo controle. Algumas contam com dois modos de tiro, como o apresentado em Returnal, da Housemarque. Segurar o R2 até a metade é um tipo de disparo ou uma função diferente. Quando o botão é apertando até o fim, temos outro resultado. Tudo isso é mostrado de formas diferentes na vibração, na rigidez do gatilho e até a forma como ele se mexe.

Outro detalhe muito legal é quando tem a passagem de nível. No momento, sobe uma música épica e tudo fica em câmera lenta na cena, até mesmo a movimentação do controle. Parece que até você está sob o efeito favorito de Zack Snyder. Fora que quando a vida está baixa, o DualSense pulsa como um coração acelerado.

Prepare sua nave

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é outro acerto da Insomniac Games no PlayStation 5. O game é divertidíssimo, com a jogabilidade frenética e variada que consegue inflar a história que é boa, mas nada muito diferente dos outros jogos e de outras tramas de ficção científica infantojuvenis.

Continua após a publicidade

Para os mais experientes em jogos de tiro, recomendo já começar no hard para uma experiência mais desafiadora, já que não é possível mudar ao longo do jogo. No modo normal, minhas mortes praticamente se resumiram aos momentos que cai do mapa sem querer. A brincadeira só ficou séria no modo desafio e nas dificuldades maiores.

O jogo está totalmente localizado em português brasileiro ou seja, é dublado e legendado — e estará disponível exclusivamente para PlayStation 5 em 11 de junho.

No Canaltech, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi analisado com cópia gentilmente cedida pela PlayStation.