Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PvP e PvE: o que é e qual a diferença entre jogo competitivo e cooperativo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 18 de Agosto de 2021 às 17h45

Link copiado!

Divulgação/miHoYo, Devolver Digital, Nintendo, InnerSloth
Divulgação/miHoYo, Devolver Digital, Nintendo, InnerSloth

A pandemia de COVID-19 impôs uma nova rotina e um significado inédito para os jogos multiplayer online. Com o contato físico e as aglomerações restringidas, devido aos protocolos de segurança sanitária, a saída para encontrar e socializar com amigos foi apelar para a internet durante o período, muitas vezes através da jogatina.

A Pesquisa Game Brasil (PGB), divulgada em abril de 2021, mostrou que 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais durante o período de isolamento social. Ainda segundo o estudo, cerca de 50% dos gamers do país realizaram mais sessões de partidas online com amigos.

Continua após a publicidade

O crescimento de jogadores de títulos multiplayer foi acompanhado ainda pela explosão de jogos do gênero. Seja o sucesso indie Among Us ou ainda os números recordistas que Final Fantasy XIV alcançou no último ano, os jogos online se tornaram parte da rotina de quem gosta de games e precisava de uma maneira para reunir a galera.

Entre cooperação e competição, você sabia que existem diferentes tipos e nomes que caracterizam os jogos online? O multiplayer possui experiências PvP, PvE e assimétrica.

Conhecer o que são esses termos pode ajudar a conhecer o jogo que melhor combina com você e encontrar o próximo grande título de um grupo.

O que são jogos competitivos (PvP)?

Continua após a publicidade

PvP é a sigla para a expressão em inglês "Player versus Player", ou seja, “jogador contra jogador” em tradução livre para o nosso bom e velho português. O modo PvP descreve as experiências em que jogadores precisam competir entre si.

O embate cria o que chamamos de jogo competitivo e se tornou uma febre nos últimos anos com o crescimento dos campeonatos profissionais de esportes eletrônicos.

Os confrontos PvP podem ser individuais, de um jogador contra um jogador – a exemplo de battle royale como PUBG e Fortine. Mas existem ainda os jogos competitivos em grupo.

Continua após a publicidade

No PvP em equipe, duas ou mais equipes de aliados entram na disputa com outros grupos também controlados por jogadores reais.

O embate de times profissionais de jogos competitivos é a base do mercado de esportes eletrônicos, que organiza campeonatos de League of Legends, CS:GO e outros jogos. A expectativa é que o cenário de torneios reúna 12 milhões de torcedores ocasionais e mais de 9 milhões de um público entusiasta somente no Brasil.

O que são jogos cooperativos (PvE)?

Continua após a publicidade

PvE é a sigla para "Player Versus Environment", algo como “Jogador contra o ambiente” em tradução livre. Diferente do PvP, usamos o termo “PvE” para descrever os modos que pedem a união de todos os jogadores a fim de alcançar um mesmo objetivo, enfrentando pelo caminho desafios e inimigos controlados pela inteligência artificial do game.

Montar clãs, traçar estratégias pelo Discord e tentar sobreviver a ambientes virtuais inóspitos são atividades conhecidas por quem está acostumado e gosta do PvE. Os jogos cooperativos ainda são chamados de “coop”.

Esse tipo de jogatina online se popularizou com os MMORPGS, gênero de Final Fantasy XIV e World of Warcraft, mas é muito comum entre jogos de sobrevivência, como Don't Starve Together e Destiny 2.

Continua após a publicidade

Em 2021, um outro tipo de PvE voltou a ficar em alta: são os jogos cooperativos de tiro, focados em ação desenfreada. Quatro jogadores se unindo para vencer a ameaça zumbi em Back 4 Blood ou ainda a revolução trabalhista em conjunto de The Ascent são exemplos de como os jogos cooperativos querem fazer frente ao crescimento dos modos PvP do gênero.

Nem PvE, nem PvP: jogos assimétricos 

Among Us foi um dos grandes destaques da vida do quarentenado no Brasil. No game, um grupo de 10 jogadores deve cumprir missões em uma base espacial antes que o tempo se esgote. A reviravolta acontece quando uma ou mais pessoas do grupo precisam, em segredo, sabotar a missão e causar a morte de todos.

Continua após a publicidade

Podemos dizer que Among Us possui tanto um modo PvE, com a união dos tripulantes, coexistindo com um modo PvP contra os impostores, correto? Errado!

Jogos multiplayer que possuem regras diferentes para cada jogador, com alguns precisando cooperar e outros competindo, são chamados de assimétricos.

São exemplos de jogos assimétricos o próprio Among Us e outros títulos em que vencer depende de que lado você está, como Dead By Daylight.

Continua após a publicidade

No jogo de terror, um time de quatro sobreviventes precisa se unir contra um assassino em série.

Modos PvP e PvE

Dizemos que PvP e PvE são modos de jogo, pois cada vez mais, os títulos multiplayer concentram as duas possibilidades como opção para os jogadores.

PUBG é considerado o pai do battle royale, um gênero essencialmente PvP. Mirando em públicos maiores e na retenção da sua base de jogadores, o título também apostou em um modo PvE.

Continua após a publicidade

O modo Zombie Survival pede que jogadores se juntem para tentar superar 10 fases compostas por ondas de zumbis controladas pela máquina.

Fonte: PGB