Publicidade

Preview TMNT: Shredder's Revenge | Pizza, nostalgia e diversão

Por| Editado por Bruna Penilhas | 09 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Imagem: Reprodução/Dotemu
Imagem: Reprodução/Dotemu

Tartarugas Ninja é uma marca que viveu no imaginário das crianças da década de 1980, até o começo dos anos 2000. A franquia passou por algumas adaptações para o cinema, desenhos, brinquedos e, claro, jogos de videogame. Um dos mais celebrados é Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, desenvolvido pela Konami e considerado por muitos, o melhor game baseado nas Tartarugas até hoje.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, da Tribute Games, chega para trazer aquele sentimento nostálgico dos clássicos beat’em ups dos anos 80 com mecânicas atualizadas, mas com a mesma roupagem e estilo clássico.

Continua após a publicidade

O Canaltech pegou seu pedaço de pizza e seu skate para testar uma prévia do jogo. O sentimento de respeito e nostalgia dado aos heróis é aliado com um gameplay divertido, leve e com uma excelente renovação. E apesar de exagerar um pouco nos elementos nostálgicos dos jogos de arcade das Tartarugas, o game balanceia com novas mecânicas e personagens jogáveis.

Big Apple, 3PM!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge sabe como brincar com o sentimento dos fãs da franquia já na tela inicial. Nela, somos transportados para uma versão repaginada do tema do desenho dos anos 80 e do visual clássico de Rafael, Leonardo, Donatello, Michelangelo, Mestre Splinter e April O’Neal. O mergulho nas referências à Turtles in Time acontece aqui também. Dr. Baxter Stockman, vilão clássico e o primeiro inimigo do jogo, aparece perseguindo Donatello em uma das cenas.

Continua após a publicidade

Ao selecionar seu personagem, você pode escolher entre as quatro Tartarugas, Mestre Splinter e a recente adição de April O’Neal como lutadora. O que para alguns, pode ser uma surpresa, mas a personagem já vinha aparecendo menos como donzela em perigo e mais como uma aliada das Tartarugas há bastante tempo. É bacana vê-la em seu visual clássico batendo em alguns capangas do Clã do Pé.

A jogabilidade é uma versão atualizada dos clássicos beat’em ups, mostrando que os acertos da publicadora Dotemu em Streets of Rage 4 ao remodelar esse estilo é muito bem-vindo em outros jogos com essa estética. O desenvolvimento fica por parte da Tribute Games, responsável pelo também clássico Scott Pilgrim vs. The World: The Game.

Cada Tartaruga tem sua habilidade e seu estilo de combate próprio. Leonardo é o mais equilibrado de todos, enquanto Michelangelo é muito rápido, porém seu alcance com os nunchakus são bem curtos, por exemplo. Cabe ao jogador ver qual personagem se encaixa melhor nas suas preferências.

Continua após a publicidade

Nas duas fases que pudemos experimentar, Shredder’s Revenge mantém a mistura segura de nostalgia e modernidade. O jogo segue a sua história com o Destruidor tentando causar caos em Nova Iorque, enquanto Bebop e Rocksteady agem em prol das investidas do chefão do crime organizado.

Nesta prévia, enfrentei a icônica dupla como chefes de fase, e o game faz questão de adicionar caos ao colocar vários inimigos menores aparecendo em conjunto com os dois, fazendo com que você tenha que lidar com múltiplos adversários ao mesmo tempo. Começando na emissora de TV que April trabalha, com Bebop interferindo no sinal de transmissão, passei por diversos cenários enquanto lutava contra inimigos do Clã do Pé.

A própria luta contra os capangas principais de Destruidor são bem interessantes e se mantém nas raízes de um clássico beat'em up, sem tentar se tornar muito diferente do que estamos habituados em um jogo clássico desse estilo. Ou seja, prepare-se para decorar os ataques e esmagar alguns botões do seu controle.

Continua após a publicidade

Arte Ninja

A jogabilidade também passou por uma repaginada, colocando a possibilidade do jogador desviar dos ataques dos inimigos, usar os clássicos agarrões para jogar os inimigos pelo mapa, além do uso de golpes especiais. A movimentação dos personagens é única, dando personalidade não só aos golpes, mas também ao estilo das armas de cada Tartaruga.

A versatilidade de poder desviar dos ataques com o rolamento e conseguir emendar golpes para se reposicionar ajuda durante as batalhas contra os chefes e também quando estamos diante de inimigos em alta velocidade. Aos especialistas de plantão, provavelmente deve ter uma possibilidade de completar as fases sem tomar dano. Fica aí o desafio.

Continua após a publicidade

Os golpes especiais são bonitos e excelentes para limpar vários inimigos que se acumulam de tempos em tempos na fase. As mecânicas de jogos arcade que encontramos em exemplos como Double Dragon, Streets of Rage e os próprios títulos das Tartarugas Ninja, estão muito mais fluídas, com a possibilidade de continuar emendando combos de forma contínua e derrubar mais de um inimigo ao mesmo tempo.

Outro destaque que merece uma menção é a direção de arte. Ao olhar para o visual dos personagens, fica óbvio que eles são um retrato exato dos jogos e das animações da década de 80. E esse visual que ficou tão marcado durante os períodos seguintes, que continua funcionando muito bem para as Tartarugas nos dias atuais.

Na ideia de se manter “fiel” ao estilo que popularizou os personagens de Kevin Eastman e Peter Laird, o game também trouxe as vozes originais na versão americana para Shredder’s Revenge, o que deixa o brasileirinho sonhando com as vozes clássicas do Brasil no jogo, né?

Continua após a publicidade

Mas, no que podemos jogar desse retorno aos jogos clássicos das Tartarugas Ninja, encontramos um resgate ao que funcionou sempre para a franquia nos videogames. Um game divertido, cheio de ação e esmagação de botão, capaz de entreter bastante, seja jogando sozinho ou com até quatro amigos.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um prato cheio para novos fãs da marca e também para aqueles saudosistas que vão sentir lágrimas nos olhos ao ouvir o tema clássico tocando na abertura do jogo.

O game ainda não tem uma data de lançamento exata, mas está previsto para chegar em 2022 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e Xbox One.