Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Street Fighter 6 | Mudanças para melhor

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Outubro de 2022 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/Capcom
Divulgação/Capcom

Street Fighter 6 chega para reformular uma das franquias de jogos de luta mais icônicas da história — e consegue ser uma experiência extremamente divertida dentro do que se propõe.

A convite da Capcom, o Canaltech participou do beta fechado do game e já podemos adiantar que foi maravilhoso treinar, apanhar e aprender as novidades de combate que chegam com a nova adição da saga.

Bem-vindos, esmagadores de botão

Continua após a publicidade

Existem dois tipos de jogadores de jogos de luta: aqueles que sabem todos os combos e tentam executar tudo perfeitamente como se estivessem na EVO; e os esmagadores de botão, que conseguem usar o ataque especial sem saber como. Dessa vez, Street Fighter 6 tem algo que pode ajudar você que sempre soltou o Hadouken sem querer.

Visando trazer uma nova acessibilidade para a franquia, o “Modo Moderno” é uma nova configuração de botões em que, para lançar um Shoryuken ou um Tatsumaki Senpuu Kyaku, basta apertar um dos botões especiais e o direcional no sentido correto. Sim, apenas dois botões são necessários para soltar um ataque especial.

Continua após a publicidade

Alguns jogos já possuíam essa prática e trazer isso para Street Fighter ajuda a nivelar a curva de aprendizado para vários novos jogadores que embarcarão agora na franquia e também para fãs casuais. Ou então, quem sabe, trazer de volta os fãs que pararam de jogar com o tempo e agora estão retornando. Então, se você faz parte do grupo que esmaga o botão lutando contra amigos para se divertir, saiba que, dessa vez, será mais fácil executar grandes combos. No fim, a diversão é garantida independente do modo que for jogar.

Battle HUB e a integração online

Durante o beta de Street Fighter 6, foi possível jogar o modo versus online, o que fez com que minha experiência fosse... complicada. Fiquei mais tentando não passar tanta vergonha perante adversários habilidosos do que qualquer outra coisa. Mas quem nunca entrou no modo online de um jogo de luta pra sofrer, não estaria tendo a experiência completa do gênero.

Continua após a publicidade

Você também pode criar seu avatar da forma que quiser, sendo possível escolher entre várias opções na hora de personalizar o seu lutador que servirá como avatar para entrar em partidas online. O Battle Hub é um grande fliperama online em que você pode se juntar a algum lutador ou acessar uma das máquinas e esperar o desafio.

Esse é um detalhe, aliás, que lembra o começo da franquia nos arcades e como toda uma geração viveu o conceito de ir até uma máquina de Street Fighter e, do nada, ser desafiado em uma disputa de “valendo ficha” contra alguma pessoa aleatória. Mesmo que não seja a mesma situação, é bacana ver esse diferencial que traz mais imersão na hora de entrar em um confronto online.

Expectativas altas

Continua após a publicidade

Street Fighter 6 traz mudanças significativas de gameplay com seus novos sistemas. Como mencionamos, a jogabilidade pode ser mais simples com o Modern Control Type ou continuar no formato tradicional com o modo clássico. Já o sistema de Drive oferece novas possibilidades para os jogadores, sendo possível criar contra-ataques mais efetivos e virar situações difíceis durante a luta.

Se você prefere jogar de forma mais descompromissada, sem precisar se preocupar com combos, encontrará diversão nesse game sem precisar decorar todos os golpes do personagem que gosta. Para os lutadores mais habilidosos, as novidades de gameplay como o Drive e Overdrive chegam para substituir os especiais EX e, definitivamente, mudam o combate de maneira positiva. O Drive Rush é excelente para chegar perto do inimigo após cancelar um ataque ou após aparar um golpe usando o Drive Parry.

E ao mencionar o sistema Drive, não tem como não falar do espetáculo visual que Street Fighter 6 promete ser. Seja com os golpes especiais ou o design de personagens, tudo está vivo, com muita personalidade e bastante carisma. Mesmo que existam brincadeiras sobre o visual de Ken, é bacana ver os lutadores mais antigos da franquia recebendo uma mudança visual que reflita seu momento na série. Com 35 anos de jogos, já estava na hora de vermos uma evolução visual em Ryu, Chun-Li, Guile, Dhalsim e outros rostos familiares.

Continua após a publicidade

Desde Street Fighter 5, Ken já não era só mais um "Ryu Americano" e havia ganhado bem mais personalidade. No sexto jogo, podemos ver um personagem mais maduro, assim como Ryu também está com um visual mais sóbrio com sua barba. O visual dos golpes especiais são um show à parte quando falamos de excelência visual, o que fica ainda mais evidente nos consoles de nova geração e em um PC potente.

Com tantas mudanças positivas, o sexto game da franquia tem um futuro excelente pela frente, seja pela possibilidade de explorar a cidade online, pelos dinâmicos confrontos multiplayer e pelo modo história (que ainda não conseguimos testar). Tivemos alguns problemas de conexão durante o teste, mas os betas servem justamente para analisar esse tipo de situação e evitar os mesmos erros no lançamento.

No fim, a experiência nas jogatinas online foi satisfatória. O jogo continua com a excelência dos outros lançamentos da saga, mas com novas funcionalidades que, com toda certeza, mudam a maneira como Street Fighter é jogado — o que é maravilhoso. É muito bom que franquias com muito tempo de estrada reformulem seu estilo e apostem em novidades ousadas.

Street Fighter 6 será lançado em 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X e Series S e PC.