Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos de luta para consoles e PC

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Agosto de 2022 às 21h00

Link copiado!

Imagem: Reprodução/SNK/Capcom/NetherRealm
Imagem: Reprodução/SNK/Capcom/NetherRealm

Jogos de luta estão presentes na cultura dos games desde sempre. Seja por nomes clássicos como Street Fighter ou por títulos mais diferenciados como a franquia Super Smash Bros., existem vários estilos e jogos que os fãs da pancadaria sincera podem apreciar.

Nessa lista, escolhemos 10 jogos de luta para consoles e PC. Note que a seleção segue uma ordem de lançamento de cada título, e não de preferência.

10. Street Fighter II Turbo (1992)

Continua após a publicidade

Street Fighter II: World Warrior foi o jogo que transformou a franquia em um fenômeno, mas foi a versão Turbo que começou a tomar conta dos Arcades e dos consoles, com uma jogabilidade mais frenética. O título modificou a forma de jogar Street Fighter, já que para performar os combos, era necessária uma maior precisão por parte dos jogadores. Os personagens presentes no game nessa versão também receberam novos golpes e mudanças na sua jogabilidade.

Street Fighter II Turbo está disponível através da Street Fighter 30th Anniversary Collection para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

9. Mortal Kombat II (1993)

Continua após a publicidade

O segundo título da franquia Mortal Kombat também foi o jogo que transformou a série no sucesso que tem hoje. Introduzindo personagens que são clássicos até hoje, como Kitana, Mileena, Kung Lao, Noob Saibot, Baraka, Jax e Shao Khan, o título apresenta uma série de melhorias comparado ao seu predecessor, com novos Fatalities, a adição de Babality e Friendship, além de expandir o universo do jogo. Mortal Kombat II é, talvez o título mais importante da franquia, e com razão.

Mortal Kombat II saiu para Arcade, Sega Genesis, SNES, Game Boy, Master System, Sega Saturn, PlayStation e PlayStation 3.

8. Tekken 3 (1997)

Continua após a publicidade

O terceiro game da franquia Tekken foi o mais importante para a série, trazendo consigo nomes que se tornaram clássicos como Eddy Gordo, King II, Kuma II, Hwoarang e Jin Kazama. O filho de Kazuya se tornou o protagonista da franquia no terceiro jogo e acabou se tornando o rosto de Tekken até hoje. Toda a trama envolvendo a família Kazama e seus desdobramentos se intensificaram em Tekken 3, tendo consequências até hoje. No quesito jogabilidade, o terceiro título da série introduz novos personagens, modos de jogo, como Tekken Force, e pavimentou o caminho para que a saga se tornasse o sucesso que é na comunidade de jogos de luta.

Tekken 3 saiu para Arcade, PlayStation e PlayStation 2.

7. The King of Fighters '98

Continua após a publicidade

The King of Fighters '98: Slugfest é, sem dúvidas, o maior sucesso da franquia até hoje. Sempre lembrado quando falamos de KOF, o jogo é muito bem balanceado e melhorou bem a mecânica de luta quando comparado aos seus antecessores. Introduzindo o que ainda é o chefe que mais desperta ódio e memórias traumáticas, Omega Rugal elevou o já difícil chefão recorrente para um novo status na franquia. Além disso, possui uma das inteligências artificiais mais combativas e difíceis da história dos jogos de luta. A jogabilidade complexa, personagens estilosos e trilha sonora fazem de The King of Fighters '98 um dos melhores jogos de luta de todos os tempos.

The King of Fighters '98: The Slugfest saiu para Arcade, PlayStation, Neo Geo, Dreamcast e está disponível em dispositivos Android e iOS.

6. Street Fighter III: 3rd Strike (1999)

Continua após a publicidade

Não tem como não deixar de colocar 3rd Strike em uma lista de melhores jogos de luta. O terceiro jogo da saga da Capcom recebeu uma segunda versão, incluindo cinco novos personagens. Sendo a terceira e última versão de SF III, 3rd Strike é considerado por muitos um dos melhores, ou se não o melhor, Street Fighter já feito. Com várias melhorias no sistema de defesa e aparo de golpes, além de novos estágios e personagens, o jogo é o responsável por um dos maiores momentos do eSports até hoje.

5. Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes (2000)

Continua após a publicidade

Antes de Fortnite adicionar todos os personagens existentes no universo em seu jogo, a Capcom tinha Marvel vs Capcom. O crossover entre os heróis da Marvel e os personagens da desenvolvedora se tornou uma franquia extremamente sólida, competitiva e divertida no cenário dos jogos de luta. O game traz não só os lutadores de Street Fighter, mas também de outras franquias, como Darkstalkers e Strider Hyriu.

Com personagens como Homem-Aranha, Gambit, Wolverine, Máquina de Combate e até mesmo o robô Sentinela, Marvel vs Capcom é uma franquia que, apesar de ter derrapado na sua transição para o 3D, ainda é lembrada com muito carinho pela comunidade de jogos de luta.

Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes está disponível para Arcade, Dreamcast, PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox, Xbox 360 e dispositivos iOS.

Continua após a publicidade

4. Super Smash Bros. Ultimate (2018)

Sim, eu sei que muitos argumentam que Smash Bros. não é jogo de luta e tudo bem. Ignorando essa parte que não vale discutir aqui, não tem como não celebrar o acontecimento que é Ultimate não só para a franquia, mas também para o gênero que estamos celebrando nesta lista. Nos últimos anos, alguns games tentaram concorrer com Smash, como Brawlhalla, mas é difícil superá-lo. A farofa completamente descompensada que é reunir personagens da Nintendo, Square Enix e entre outros, é impressionante até hoje, mesmo que alguns fãs mais fervorosos da comunidade de jogos de luta gostem de torcer o nariz para a franquia. Diversão, combate frenético e um estilo único de plataforma colocou a saga em um patamar inalcançável durante muitos anos.

Super Smash Bros. Ultimate é exclusivo para Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

3. Dragon Ball FighterZ (2018)

Não podemos deixar de incluir Dragon Ball FighterZ em uma lista de melhores jogos de luta, é sério. O jogo da Arc System Works faz o trabalho perfeito de trazer os sentimentos, golpes e impacto da franquia de Akira Toriyama. Com um combate que se baseia em três contra três e possibilitando várias combinações de times, FighterZ entrega a excelência da Arc System em produzir jogos de luta, mas com o adicional de ser baseado em uma das franquias animadas mais populares de todos os tempos. Afinal, o que não falta são bons jogos de Dragon Ball, não é?

Dragon Ball FighterZ está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e em breve estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series S e Xbox Series X.

Continua após a publicidade

2. Guilty Gear -Strive- (2021)

Strive se tornou um dos queridinhos da comunidade de jogos de luta quando saiu e com toda a razão. A jogabilidade do "reboot" da série Guilty Gear tem uma curva de aprendizado satisfatória, personagens cativantes e muita personalidade. Não que outras franquias também não tenham isso, mas Strive busca elevar ao máximo seus pontos fortes. Na pancadaria, existem lutadores de vários estilos de combate, curvas de aprendizado e combos para chamar de seu.

Quer algo mais simples? O jogo tem. Quer ser daqueles que decora todos os combos possíveis? Você também irá conseguir. No fim, Guilty Gear -Strive- merece todos os elogios e notoriedade que recebeu na comunidade de jogos de luta.

Continua após a publicidade

Guilty Gear -Strive- está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

1. KOF XV (2022)

O crossover da franquia de jogos de luta da SNK recebeu um novo jogo em 2022. Chamado de KOF XV, simplificando o nome da série, o jogo é um compromisso de excelência da SNK com seus fãs. Com novos modos para se divertir e uma jogabilidade que não perde a graça depois de tantos anos, The King of Fighters XV continua sendo um excelente título para os fãs e também para aqueles que estão retornando para a franquia em busca de diversão com a jogabilidade complexa e punitiva de KOF.

KOFV XV está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S e Xbox Series X.

Bônus: MultiVersus (2022)

A mais nova sensação do momento entra aqui como uma menção honrosa. Unindo o universo de personagens da Warner Bros., o jogo pode servir, finalmente, como um concorrente de Smash Bros. Ainda é cedo para falar sobre como o título irá se manter ao longo do tempo, mas os resultados iniciais já são surpreendentes. Outro fator que faz com que MultiVersus possa continuar em destaque é que este é um game gratuito. E convenhamos, é muito divertido imaginar um cenário onde o Pernalonga e o Salsicha podem descer a pancada no Superman e no Batman.

MultiVersus está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, PlayStation 4 e PlayStation 5.