Publicidade

Prévia | Fall Guys é forte candidato a melhor jogo multiplayer do ano

Por| 28 de Julho de 2020 às 09h09

Link copiado!

Divulgação/Devolver Digital/
Divulgação/Devolver Digital/

Se você um dia já olhou para as Olimpíadas do Faustão e pensou: “nossa, isso daria um excelente jogo de videogame”, bom, seu desejo acaba de se concretizar. A definição mais simples de Fall Guys é isso: uma versão multiplayer online para até 60 pessoas da brincadeira do programa dominical.

Caso este texto esteja muito “millenial” para você que nunca teve a chance de ver adultos brincando de criança nas Olimpíadas do Faustão, aqui vai uma explicação. Trata-se de uma corrida com obstáculos que se parecem com grandes brinquedos infláveis de criança. O participante corre contra barras, bolas gigantes que querem derrubá-lo de plataformas, além de atravessar pontes escorregadias e enfrentar toda sorte de obstáculos. Tudo recheado de diversão.

Fall Guys transpõe tudo isso da melhor forma que um jogo multiplayer pode fazer. Primeiro, coloca 60 pessoas ao mesmo tempo em cada partida. Os participantes passam por cinco diferentes rodadas, nas quais uma parcela é eliminada até que se sobre somente um vencedor. Também recheia a tela com bonecos coloridos e divertidos, longe da pegada violenta de todos os outros battle royale que estão por aí.

Continua após a publicidade

O game foi desenvolvido pela Mediatonic, um estúdio pouco conhecido dentro do mundo dos jogos grandes, mas com um longo histórico de adaptações de franquias famosas para navegadores. Por esse motivo, Fall Guys cai (perdão pelo trocadilho) como uma grande surpresa neste ano.

O jogo ainda está em desenvolvimento e contou com um teste técnico no final de semana de 24 de julho ao qual o Canaltech teve acesso. Portanto, é preciso deixar bem claro aqui que se trata de uma versão inacabada, cujo objetivo foi testar as capacidades online do título.

O que estava disponível? 

Continua após a publicidade

No teste técnico, era possível acessar a parte principal do jogo e algumas mecânicas estéticas ainda limitadas. O jogador escolhe seu bonequinho, um simples personagem em formato de bastonete (ou minissalsichas), que pode ganhar fantasias divertidas e cores vibrantes. A dica aqui é escolher uma cor e acessórios que ajudem a destacar seu boneco no meio dos outros 59 na fase. Por vezes, isso vai ser preciso.

Também é possível criar seu time de até quatro pessoas, o que dá algumas vantagens ao grupo (as quais serão exploradas mais à frente). O principal objetivo de se formar um time é basicamente garantir que todo mundo possa sempre cair na mesma partida.

Definidos os jogadores, hora de cair para a gincana propriamente dita. Cada partida é dividida em cinco rodadas, com diferentes desafios. Aqui que está o charme de Fall Guys: ele conta com divertidos e variados minigames, que podem incluir corrida (a pé mesmo), partidas de jogos como futebol, arenas e jogos de memória.

Continua após a publicidade

A primeira rodada geralmente engloba algum tipo corrida com obstáculos, com os 60 participantes individualmente correndo para ficar acima da linha de corte. Nas rodadas seguintes, há minigames que podem envolver times ou gameplay individual.

Um deles, por exemplo, é dividido em três times que precisam colocar o maior número de bolas gigantes dentro da sua base. Quem terminar com menos bolas, é eliminado.

Em outro, há uma corrida de “pega-rabos”. Alguns dos participantes contam com um rabo de guaxinim, que pode ser roubado por outros jogadores. Assim, quem terminar o tempo estipulado com rabo continua para a próxima rodada. O jogo segue assim até que, na quinta e última rodada, o campeão é celebrado.

Redes sociais

Continua após a publicidade

Uma das genialidades de Fall Guys é que ele não é só feito idealmente para jogar em multiplayer, mas para acompanhar também em várias pessoas. O que eu quero dizer com isso é que ele vem pronto para transmissões em live.

Isso porque Fall Guys, em sua essência, é o que se chama da battle royale, ou seja, um jogo no qual dezenas de participantes entram em uma arena e somente um sai vitorioso. Só que a queda é gradual.

Assim, no final de cada rodada, se você não passou para a próxima, ainda pode se manter no jogo somente como expectador e continuar acompanhando as outras pessoas do seu grupo.

Continua após a publicidade

A mecânica é especialmente bem feita para transmissões ao vivo em grupo, já que permite ver o desempenho dos outros jogadores mesmo quando você já não está mais na partida. Isso traz um potencial de viralização para o título em níveis de grandes nomes de jogos AAA, como aconteceu com Rocket League, por exemplo.

Divertido e simples, ele também é fácil de explicar e de entender para uma audiência que está em busca de assistir a um conteúdo com alto nível de improbabilidades nas ações.

Algo que poderia melhorar para a versão final é privilegiar os integrantes do seu time quando você se transforma somente em um espectador. Quando se morre nas primeiras rodadas, é preciso passar por uma longa fila de personagens até achar as pessoas que estão jogando com você e cuja jogabilidade realmente importa naquele momento. Se o jogo colocasse os seus integrantes sempre em primeiro lugar nesta lista, seria perfeito.

Desempenho

Continua após a publicidade

O teste realizado no final de semana foi técnico. Novamente, a proposta era observar se os personagens se comportariam como esperado. Em se tratando de uma sala de 60 jogadores simultâneos, o game funcionou incrivelmente bem e com bugs muito pontuais.

Durante as cinco horas que o Canaltech passou testou o jogo, a conexão se estabilizou muito bem, com pouquíssimos atrasos e travamentos. Isso compartilhando a conexão em casa com outros conteúdos.

O que o time fez muito bem foi tornar tudo o mais simples possível, mas ainda com uma boa dose de personalidade. Assim, ele não é só fácil de assimilar, mas exige poucos botões para se conseguir jogar.

Continua após a publicidade

Junto disso, os personagens têm um movimento agradável, mas não tão leve e solto propositalmente. Ou seja, é feito para que você não consiga sempre fazer aquele pulo mais simples ou agarrar um objeto com facilidade. A ideia é realmente complicar por limitação.

A conjunção da brincadeira em um mundo de gincana semelhante a um brinquedo inflável, o multiplayer com amigos e a limitação de controle fazem da derrota em Fall Guys nada desagradável. É como se você tivesse em cima de um touro mecânico tentando simplesmente se divertir, sendo que o tombo confortável é somente o fim do engraçado processo.

Isso é Fall Guys: mesmo que você não consiga exatamente chegar em primeiro na maioria das tentativas (na verdade, em 99% delas), o caminho é divertido e com pontas bem-aparadas.

O que esperar para o lançamento? 

Continua após a publicidade

Fall Guys já está muito bem polido, tanto em conexão, quanto em movimentação dos personagens. A empresa pode aproveitar o feedback dos jogadores para aprimorar um pulo ou corrida aqui e ali, ou modificar uma plataforma em outros lugares. Mas isso é detalhe.

O foco agora é diversidade. O game terá uma modelo de negócio voltado para temporadas e itens estéticos. A cada partida, o jogador ganha pontos que podem ser usados para comprar roupas para seu personagem e deixá-lo o mais diferenciado possível. Como se tratava de um teste, havia poucas opções.

Outro desenvolvimento importante deve ser nos minigames, o maior desafio aqui. Os testes já mostraram que há uma gama boa de diferentes rodadas, tanto em times quanto individual. Contudo, isso tende a cair na repetição, sendo que uma boa adição ao jogo pode ser necessária.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores já prometeram que ele terá um esquema de temporadas. Ou seja, a cada período, haverá mais e mais novas fases. A questão é que não é assim tão simples fazer um estilo novo de rodada. Isso porque, quando se muda da corrida para o jogo da bola, por exemplo, há um modo completo de jogo a ser desenvolvido. Assim, montar uma nova ideia não é assim tão simples.

Diante disso, é preciso dizer que a Mediatonic está em um caminho excelente para tornar Fall Guys um dos games de destaque do ano. Arrisco a dizer que pode celebrar entre os jogos mais falados de 2020, se não deslumbrar em listas de melhores do ano se as promessas se concretizarem.

O jogo ainda será (não no lançamento) crossplatform, ou seja, jogadores do PlayStation 4 poderão dividir partidas com os de PC. A Sony também já anunciou que Fall Guys será um dos títulos que poderão ser baixados pelos assinantes da PlayStation Plus sem custo adicional em agosto. Desta forma, não tem desculpas para você não entrar nesta.

Fall Guys foi desenvolvido pela Mediatonic, com publicação pela Devolver Digital. Ele está programado para lançamento em 4 de agosto de 2020 para PlayStation 4 e PC. O Canaltech testou uma versão prévia para PC a convite da Devolver Digital.