Publicidade

Youtubers japoneses testam PlayStation 5 e mostram console em ação; veja vídeos

Por| 04 de Outubro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/PlayStation
Reprodução/PlayStation

Faltando pouco mais de um mês para o lançamento do PlayStation 5, membros da imprensa e youtubers finalmente começaram a testar o novo console da Sony. Por enquanto, os convites da empresa para colocar as mãos na novidade estão sendo feitos somente no Japão, mas vários vídeos e artigos publicados durante este fim de semana já mostraram novos detalhes do aparelho, incluindo mais cenas de jogabilidade de alguns títulos e uma prévia da experiência com o controle DualSense.

Algumas imagens do aparelho em pé e deitado dão uma ideia de como ele deve ficar na sala de casa e mostram como ele se compara à TV utilizada durante os testes. De acordo com a Sony, o tamanho avantajado do aparelho é justificado pela necessidade de dissipar o calor gerado pelos componentes internos. Uma das informações destacadas por quem pôde usar o aparelho foi o de que ele é completamente silencioso, não tendo sido possível ouvir qualquer ruído durante a jogatina.

Continua após a publicidade

O novo controle DualSense recebeu bastante destaque durante esses testes. Através dos vídeos, é possível ter uma ideia de como funcionarão as novas tecnologias que a Sony está prometendo para o aparelho. Como esperado, o game Astro's Playroom, que virá pré-instalado em todas as unidades do PlayStation 5, é uma grande demonstração das capacidades do controle, como o feedback háptico. A proposta é de aumentar a imersão do jogador ao simular com mais precisão o que está acontecendo na tela, usando para isso mudanças no peso e na vibração do controle.

Outra mudança, esta relevante principalmente para o mercado japonês, é que a Sony vai padronizar os comandos da interface em todos os mercados, com o botão X funcionando como a opção padrão para confirmar ações. Embora os usuários brasileiros e de outros países já estejam habituados a essa configuração, PlayStation japonês continuava usando o botão de O como confirmação, enquanto o X servia para cancelar algo ou retornar à tela anterior. Jogabilidade e carregamento com SSD

Alguns dos vídeos mais completos de jogabilidade mostram diversas cenas de Astro's Playroom, Godfall, Devil May Cry V: Special Edition e Balan Wonderworld. Este último é um jogo de plataforma 3D feito por Yuji Naka e Naoto Ohshima, criadores do Sonic, com lançamento previsto para 2021.

Continua após a publicidade

A Sony não divulgou detalhes da interface do console e os jogos disponíveis para testes não fazem grande uso do carregamento em SSD para demonstrar a mudança de velocidade em comparação com os consoles da geração anterior. No entanto, já é possível perceber que praticamente não existe tempo de espera para que o jogo carregue novamente quando o personagem morre. Essa mudança na forma de armazenamento é um dos grandes destaques da nova geração de consoles, e esses primeiros trechos parecem ser um sinal positivo de que ela realmente vem para acabar com as telas de carregamento.

Ainda existem alguns detalhes que não foram revelados durante os testes, como o funcionamento da expansão do SSD, caso você queira aumentar a capacidade de armazenamento do console. Também não chegamos a ver jogos do PlayStation 4 rodando com taxas de quadro melhores no PlayStation 5, algo que a Sony já confirmou que isso será possível.

Continua após a publicidade

O PlayStation 5 está em pré-venda no Brasil por R$ 4.999 pela versão com entrada para disco e R$ 4.499 para o modelo Digital Edition. O console será lançado por aqui no dia 19 de novembro.

Fonte: 4Gamer, Dengeki Online, AV Watch, The Verge