"Político demais": Ubisoft cancela Assassin's Creed sobre ex-escravo contra KKK
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A Ubisoft sempre aborda temas históricos reais na franquia Assassin's Creed, adicionando um pouco de sua visão para a coisa toda, claro. Dá para imaginar que o estúdio francês pode ter tido muitas ideias e várias delas não chegaram a virar um jogo. Uma delas diz respeito a um tema sensível, que trataria a revolução estadunidense e que foi cancelada por receio do estúdio.
- Review Assassin’s Creed Shadows | Reescreve a história com muitos acertos
- Review Assassin’s Creed Mirage | Jogo aposta no básico para voltar à velha forma
Segundo Stephen Totilo, jornalista de games e que tem sua newsletter Game File, o projeto da Ubisoft teria sido cancelado em 2024, depois de começar a ter seu rascunho desenvolvido no mesmo ano. O motivo principal seria o receio com a temática escolhida e o atual cenário político-cultural.
Assassin's Creed Shadows também serviu como termômetro
A trama do Assassin's Creed cancelado colocaria o jogador na pele de um personagem preto no período pós-Revolução Americana, que sai do sul do país para fugir da escravidão. No oeste dos EUA, ele começaria uma nova vida e seria recrutado pela ordem dos assassinos. Parte do grupo, ele volta à região que havia deixado para lutar por justiça e enfrentar o início do que seria o Ku Klux Klan.
Assassin's Creed Shadows, apesar de ter se saído bem em geral, trouxe uma dorzinha de cabeça para a Ubisoft por conta de Yasuke, um samurai preto. Isso por si só causou uma divisão da base de jogadores da franquia. O game já teria sido um termômetro sobre uma possível recepção com o game que foi cancelado.
Fontes do Game File, que são funcionários e ex-funcionários da Ubisoft, disseram que o projeto foi cancelado em julho de 2024, apesar de supostamente haver empolgação com a ideia. Um deles disse: "político demais em um país muito instável, resumindo".
Este não seria o primeiro Assassin's Creed nos EUA, já que o terceiro título principal acontece durante a Guerra Civil e tem como protagonista um nativo que é metade indígena. Ele até chegou a ser criticado quando foi lançado, mas não foi por isso, já que o jogo precisou de otimizações em seu lançamento.
Veja mais do CTUP:
- 10 jogos mais esperados de todos os tempos
- 10 jogos mais inovadores de todos os tempos
- 12 jogos antigos com gráficos surreais até hoje
Fonte: Game File