Pokémon UNITE bate 30 milhões de downloads no mobile em 7 dias
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |
Pokémon UNITE levou uma semana para bater a impressionante marca de 30 milhões de downloads nos celulares. Lançado em 22 de setembro para dispositivos iOS e Android, o mais recente jogo MOBA mobile, como League of Legends: Wild Rift, tornou-se a maior estreia do gênero da história.
- Os games mais jogados no Steam em 2021
- Como jogar Pokémon Unite no PC através do emulador BlueStacks 5
- Pokémon UNITE | Como mandar bem no jogo
Somente nos dois primeiros dias após o lançamento, Pokémon UNITE já tinha ultrapassado 15 milhões de downloads. O jogo foi desenvolvido pela The Pokémon Company em parceria com o TiMi Studio da Tencent, equipe que criou Honor of Kings.
Os números da estreia estrondosa de UNITE foram reportados pelo relatório State of MOBA Mobile Games 2021 do Sensor Tower. O estudo reforçou o impacto do MOBA com a comunidade gamer nas plataformas móveis. O gasto dos jogadores de celular com o gênero, que abrevia o termo Multiplayer Online Battle Arena, explodiu durante a pandemia de covid-19, contribuindo com o aumento de 43% da receita média mensal do mercado de jogos para celular em 2020 e mais 14% em 2021.
O maior jogo desse mercado atualmente é Honor of Kings da Tencent. Lançado em 2015, o título já rendeu até o momento 10 bilhões de dólares, cerca de R$ 55 bilhões na cotação atual. As fatias de receita colocam o MOBA como um dos subgêneros de jogos de estratégia com o crescimento mais rápido da indústria.
Boa parte do bom momento do MOBA mobile se deve aos resultados robustos que os jogos possuem em países populosos e emergentes. Os títulos conquistam públicos consideráveis em mercados atraídos pela disponibilidade gratuita dos jogos e a possibilidade de se divertir sem a necessidade de celulares com alto grau de processamento.
Entre os mercados analisados, o Brasil foi destacado pelo relatório por possuir um dos maiores números de usuários ativos diariamente em jogos MOBA em celulares. O país do futebol virou o país do MOBA, com o maior público ativo diário do mundo em League of Legends: Wild Rift, o segundo colocado em Brawl Stars e o terceiro de Mobile Legends.
Fonte: Sensor Tower